terça-feira, 13 de abril de 2021

ORÁCULO ALEATÓRIO: KARMA E AUGÚRIOS ELEMENTAIS

Saudações joviais, 3d6 leitores!

Aqueles por ventura exploraram o oráculo (siga o link para baixar) que fiz podem ter ficado sem saber do que se trata exatamente alguns dos elementos presentes, com a tabela Karma e a tabela de Augúrios Elementais.

Na ocasião meu objetivo era fazer algo. Seguindo a máxima, "melhor feito do que perfeito". Só pra sentir a vibe do negócio. Eu já estou trabalhando numa atualização e expansão desse oráculo, eventualmente eu vou publicar aqui no blog, mas até lá, vou apresentar o básico da proposta em relação a estas duas tabelas que citei e que são menos intuitivas para interpretar.

Para começar, ambas as tabelas servem para obter respostas sutis e podem ser aplicadas tanto para ações, personagenslugares e eventos. Elas determinam aspectos gerais que dão pistas para que o jogador adquira inspiração para descrevê-los.

A ideia aqui não é colocar as coisas em caixas, mas usar os exemplos para pegar a essência da ferramenta e com o tempo usar conforme o instinto trouxer para o jogo. Os conceitos apresentados utilizam arquétipos que acho interessante para usar na criação de histórias e podem ser ferramentas úteis em partidas de RPG!

KARMA

Essa tabela serve para aplicar uma lente sobre algum elemento presente. Seja para definir a postura de um personagem, sua maneira de pensar ou mesmo estabelecer um aspecto de alguma característica mais geral.

  • Yin: princípio passivo, escuro, noturno, decrescente, sutileza, tristeza, terra, ar, morte, frio, reflexão, etc.
  • Yang: princípios ativo, luminoso, diurno, crescente, altivez, alegria, água, fogo, vida, calor, ação, etc.

AUGÚRIOS ELEMENTAIS

Os elementos oferecem esferas que influenciam lugares, personagens ou eventos.

  • Trevas: energia negativa, pecados, morte, decadência, etc.
  • Terra: material, segurança, riqueza, vigor físico, estabilidade, etc.
  • Água: emocional, sentimentos, fluidez, adaptabilidade, etc.
  • Ar: intelectual, comunicação, mental, conhecimento, viagem, etc.
  • Fogo: espiritual, coragem, força de vontade, ataque, etc.
  • Luz: energia positiva, virtudes, vida, cura, etc.

EXEMPLOS

Adiante darei alguns exemplos da aplicação desses oráculos, inclusive usando um sobre o outro para atribuir mais características aos elementos que desejamos definir.

  1. Reina é uma ladina que está tentando escapar de guardas que estão em seu encalço! Os guardas são pessoas dedicadas ao seu trabalho e não desistirão fácil (Yang).
  2. Ela conseguiu escapar dos guardas, mas teve que deixar para trás as joias que roubou. Ela lamentou o fracasso depois de tanto esforço, pois seu objetivo era conseguir recursos para ajudar os necessitados na aldeia em que vive (Luz).
  3. No dia seguinte, ela ouve os rumores sobre o ocorrido, e o quanto o sargento da guarda está engajado em caçá-la e usar a captura da ladina para agradar as figuras influentes da região afim de ganhar prestígio (Terra + Yang).

É isso. Espero que a brincadeira esteja apresentada de maneira satisfatória. Quaisquer dúvidas, sugestões e insights sobre esses oráculos, deixem nos comentários e vamos trocar XP!

Recentemente eu usei esse oráculo para desenvolver uma aventura inteira (inclusive com a personagem que usei nos exemplos acima) e funcionou muito bem! 

Em breve apareço novamente com esse material atualizado e também pretendo compartilhar o método que usei para construir uma aventura usando o oráculo!

Bons ventos.

MWXS

>>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário