Aqueles por ventura exploraram o oráculo (siga o link para baixar) que fiz podem ter ficado sem saber do que se trata exatamente alguns dos elementos presentes, com a tabela Karma e a tabela de Augúrios Elementais.
Na ocasião meu objetivo era fazer algo. Seguindo a máxima, "melhor feito do que perfeito". Só pra sentir a vibe do negócio. Eu já estou trabalhando numa atualização e expansão desse oráculo, eventualmente eu vou publicar aqui no blog, mas até lá, vou apresentar o básico da proposta em relação a estas duas tabelas que citei e que são menos intuitivas para interpretar.
Para começar, ambas as tabelas servem para obter respostas sutis e podem ser aplicadas tanto para ações, personagens, lugares e eventos. Elas determinam aspectos gerais que dão pistas para que o jogador adquira inspiração para descrevê-los.
A ideia aqui não é colocar as coisas em caixas, mas usar os exemplos para pegar a essência da ferramenta e com o tempo usar conforme o instinto trouxer para o jogo. Os conceitos apresentados utilizam arquétipos que acho interessante para usar na criação de histórias e podem ser ferramentas úteis em partidas de RPG!
KARMA
Essa tabela serve para aplicar uma lente sobre algum elemento presente. Seja para definir a postura de um personagem, sua maneira de pensar ou mesmo estabelecer um aspecto de alguma característica mais geral.
- Yin: princípio passivo, escuro, noturno, decrescente, sutileza, tristeza, terra, ar, morte, frio, reflexão, etc.
- Yang: princípios ativo, luminoso, diurno, crescente, altivez, alegria, água, fogo, vida, calor, ação, etc.
AUGÚRIOS ELEMENTAIS
Os elementos oferecem esferas que influenciam lugares, personagens ou eventos.
- Trevas: energia negativa, pecados, morte, decadência, etc.
- Terra: material, segurança, riqueza, vigor físico, estabilidade, etc.
- Água: emocional, sentimentos, fluidez, adaptabilidade, etc.
- Ar: intelectual, comunicação, mental, conhecimento, viagem, etc.
- Fogo: espiritual, coragem, força de vontade, ataque, etc.
- Luz: energia positiva, virtudes, vida, cura, etc.
EXEMPLOS
Adiante darei alguns exemplos da aplicação desses oráculos, inclusive usando um sobre o outro para atribuir mais características aos elementos que desejamos definir.
- Reina é uma ladina que está tentando escapar de guardas que estão em seu encalço! Os guardas são pessoas dedicadas ao seu trabalho e não desistirão fácil (Yang).
- Ela conseguiu escapar dos guardas, mas teve que deixar para trás as joias que roubou. Ela lamentou o fracasso depois de tanto esforço, pois seu objetivo era conseguir recursos para ajudar os necessitados na aldeia em que vive (Luz).
- No dia seguinte, ela ouve os rumores sobre o ocorrido, e o quanto o sargento da guarda está engajado em caçá-la e usar a captura da ladina para agradar as figuras influentes da região afim de ganhar prestígio (Terra + Yang).
É isso. Espero que a brincadeira esteja apresentada de maneira satisfatória. Quaisquer dúvidas, sugestões e insights sobre esses oráculos, deixem nos comentários e vamos trocar XP!
Recentemente eu usei esse oráculo para desenvolver uma aventura inteira (inclusive com a personagem que usei nos exemplos acima) e funcionou muito bem!
Em breve apareço novamente com esse material atualizado e também pretendo compartilhar o método que usei para construir uma aventura usando o oráculo!
Bons ventos.
MWXS
>>>
Nenhum comentário:
Postar um comentário