quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

COMO GERAR NOMES ALEATORIAMENTE

 

Saudações joviais, 3d6 leitores!

As vezes criar nomes aleatórios é um problema. Principalmente em mundos de fantasia ou ficção científica que utilizem palavras inventadas. Nem sempre tirar uma palavra qualquer da cabeça sai interessante e sonoro o suficiente e utilizar algum tipo de método pode ajudar nessas ocasiões.

Abaixo eu compartilho para quem interessar o modo como resolvo isso. É um método simples que geralmente me deixa satisfeito com os resultados. Claro, devemos lembrar que parte do processo de deixar o trabalho para a aleatoriedade também é aceitar o que o caos traz à tona, mas nada impede de darmos uma lapidada para que as palavras fiquem alinhadas ao jogo.

A seguir, apresento os passos que utilizo para a criação aleatória de nomes de fantasia e ficção científica. Durante a explicação eu vou criar um nome para servir de exemplo.

Passo 1: encontre uma página qualquer (de papel ou na tela do PC) que seja abundante em texto e aleatoriamente aponte para uma palavra qualquer. Tome cuidado para não apontar para uma palavra de forma consciente, apenas aponte para a página, sem focar olhar exatamente onde.

LIMPO

Passo 2: marque a posição das vogais e consoantes na palavra sorteada.

LIMPO
C - V - C - C - V

Passo 3: utilizando o mesmo método do passo 1, numa página com texto, sorteie as aleatoriamente as letras — consoantes e vogais — de acordo com as posições marcadas na palavra que você sorteou anteriormente.

LIMPO
C - V - C - C - V
H - O - D - V - O

Passo 4: use a palavra formada ou crie uma nova! Mude a ordem das letras, das sílabas, troque-as de posição, retire ou adicione letras para construir a sonoridade que você deseja!

LIMPO
C - V - C - C - V
H - O - D - V - O
HODVO
OVDOH
VOHOD
OHOD
DOHV!

Pronto! Você tem o nome de seu personagem ou lugar utilizando uma palavra inventada (bom, essa pelo menos eu não encontrei em nenhum dicionário de português! Hehehe!) que pode servir para o seu mundo fantástico!

Pra terminar a brincadeira acabei rabiscando um desenho para o personagem! Joguei uns dados e defini que Dohv é um clérigo de uma divindade da ambição. Um homem que acredita que o mundo é movido pela vontade e moldado pelas emoções. Quem sabe ele apareça em outros materiais aqui no blog?

Desenho: MWXS

>>>

Para aproveitar o embalo da brincadeira, que tal definir também o nome da divindade a qual Dohv é devoto? Let's vamos!

SACERDOTE
C - V - C - V - C - C - V - C - V
S - O - S - I - M - P - A - V - E
SOSIMPAVE
OSIMAVE
OSIMVAE
OSNIVAE!

Desenho: MWXS

Osnivae (prununcia-se "osnivé") é uma divindade da ambição cujo dogma ensina que o as pessoas devem seguir sua natureza para que consigam conquistar sua felicidade. As emoções são a bússola para a vitória e a vontade é a ferramenta (e a arma, sob a visão de alguns) pela qual alcançar o favor de Osnivae.

>>>

É isso então. Espero que o texto seja útil de alguma maneira ou, no mínimo, sirva como curiosidade!

Bons ventos.

MWXS

>>>

4 comentários: