Saudações joviais, 3d6 leitores!
Quando se trata de grids para RPG eu sempre me deparo com um dilema: prefiro as grades quadriculadas às hexagonais. PORÈM existe a questão da imprecisão das grades que usam quadrados quando se trata de movimentação nas diagonais. Outro ponto que me incomoda é que para gerar uma direção aleatória ao redor de um quadrado é necessário um d8 (ou d4 se contarmos apenas os quadrados ortogonais) e nesses quesitos a grade hexagonal vence, além de apresentar uma melhor precisão para movimento diagonal, uma direção aleatória à partir de um hexágono pede apenas aquele d6 basicãoDaí que eu zapeando pela internet me deparei com uma possível solução para esse meu descontentamento. Uma opção tão besta de simples que eu pensei — "devo ter passado duas vezes na fila de ser idiota!" — por não ter pensado nela antes! Esse grid alternativo apresenta uma grade com quadrados, mas numa disposição "em flor". CHICABUM! — encontrei um modo de usar grid quadriculado que oferece boa capacidade para movimentação diagonal e a possibilidade de geração de direção aleatória ao redor dos quadrados usando o d6!
Nesse meu primeiro projeto em pdf, usei quadrados de 2,5 cm (aproximadamente 1"), geralmente o padrão utilizado em combate tático com miniaturas, para impressão numa folha tamanho A4. Em breve eu devo trazer mais arquivos para impressão em folhas A3 e escalas diferentes, para uso em exploração de ermos ou masmorras.
O download do grid tetragonal para combate (em A4) pode ser feito através deste link AQUI.Então é isso. Agradeço quaisquer comentários com opiniões e sugestões! Quais preferências? Quais utilidades? Quais escalas? Esse retorno pode me dar ideias para que eu traga em material futuro!
Bons ventos!MWXS
Como funciona? Confesso que nunca vi algo parecido.
ResponderExcluirSalve, Filipe! Agradeço a presença por estas bandas!
ExcluirPois é, a minha ideia principal era ter uma opção de grade quadriculada que possibilitasse a geração aleatória de terrenos adjacentes.
Apesar deste uso ser válido, já detectei que essa grade tem algumas assimetrias que são impeditivas para o uso em combate/movimento tático.
No entanto, se o uso for para posicionamento/movimentação referencial, seja para combate ou exploração, permanece uma boa pedida, para quem prefere quadrados à hexágonos.