quinta-feira, 8 de julho de 2021

8-BIT DUNGEON: JOB SYSTEM

Saudações joviais, 3d6 leitores!

O conteúdo que apresento a seguir é para ser usado em conjunto com as regras básicas do jogo 8-Bit Dungeon, disponível gratuitamente na internet, e apresenta novas Profissões (JOBS) para os Personagens dos Jogadores e regras opicionais para lidar com elas.

O jogo original (em inglês) pode ser baixado aqui, mas uma versão traduzida e expandida está disponível no blog Jogador Solo do Tiago Alves.

>>>

BASIC JOBS

Alternativamente ás Profissões apresentadas nas regras básicas de 8-Bit Dungeon, ao começar o jogo com personagens de Nível (LEVEL) zero, o jogador pode escolher uma entre as duas Profissões Básicas (BASIC JOBS) disponíveis: SQUIRE CHEMIST.

Conforme avança no jogo, conseguindo que o personagem alcance o Nível 1, o jogador pode optar por trocar sua Profissão Básica para uma Profissão Avançada (ADVANCED JOB). Para isso ele deve levá-lo até uma Cidade (TOWN) e procurar por uma Academia (ACADEMY), então poderá realizar a troca sem custos, bastando obedecer o pré-requisito indicado. Quaisquer bônus extras de Níveis, Equipamento (GEARS) e Habilidades Especiais (SPECIAL SKILLS) permanecem, exceto aqueles que forem pertencentes à JOB que será abandonada.

THE ACADEMY

A Academia é um lugar adicional aos apresentados nas regras básicas do 8-Bit Dungeon que podem ser visitados nas Cidades.

Numa Academia um personagem pode aumentar seu Nível, adquirir Habilidades Especiais adicionais (pagando os custos indicados nas regras básicas do 8-Bit Dungeon) e trocar de Profissão gratuitamente, desde que satisfaça os pré-requisitos da nova Profissão.

Obs: ao usar essa regra opicional, a Loja (STORE) fica restrita à aquisição de Equipamento.

SPECIAL SKILLS

AIM

No início de uma sessão de jogo, role o dado e anote quantos pontos de AIM você terá disponível. Gaste um ponto para receber o seguinte benefício:
  • CHARGE: o personagem não age neste turno. No próximo turno sua jogada de FIGHT terá um bônus adicional igual a 1d8 multiplicado pelo Nível do Equipamento.

ARTS OF WAR

No início de uma sessão de jogo, role o dado e anote quantos pontos de ARTS OF WAR você terá disponível. Gaste um ponto para receber o seguinte benefício:
  • REND: o personagem escolhe um inimigo, o dado de FIGHT do alvo sofre redução em um tipo, ou o alvo sofre redução de 1d6 pontos em RUN, THINK ou em SPECIAL SKILL.

BLACK MAGICK

No início de uma sessão de jogo, role o dado e anote quantos pontos de BLACK MAGICK você terá disponível. Gaste um ponto para receber um dos seguintes benefícios:
  • FIRE, ICE ou THUNDER: escolha um elemento (fogo, gelo ou relâmpago) e um inimigo, o alvo perde 1d10 pontos de HP.
  • POISON: o personagem escolhe um inimigo. O alvo sofre o efeito de POISON.
  • FIRAGA, BLIZZARA ou THUNDARA: escolha um elemento (fogo, gelo ou relâmpago) e ao invés de gastar um ponto de BLACK MAGICK, gaste dois pontos. Até três inimigos perdem 1d10 pontos de HP.

FUNDAMENTS

No início de uma sessão de jogo, role o dado e anote quantos pontos de FUNDAMENTS você terá disponível. Gaste um ponto para receber um dos seguintes benefícios:
  • FOCUS: aumente o dado de FIGHT em um tipo e realize um ataque aplicando os demais bônus.
  • SALVE: escolha o personagem ou um aliado, restaure 1d4 de HP e apague o efeito POISON do alvo.

ITENS

No início de uma sessão de jogo, role o dado e anote quantos pontos de ITENS você terá disponível. Gaste um ponto para receber um dos seguintes benefícios:
  • POTION: escolha o personagem ou um aliado, restaure 1d8 de HP do alvo.
  • ETHER: escolha o personagem ou um aliado, restaure 1d8 da SPECIAL SKILL do alvo.
  • ANTIDOTE: escolha o personagem ou um aliado, remova o efeito POISON do alvo.

WHITE MAGICK

No início de uma sessão de jogo, role o dado e anote quantos pontos de WHITE MAGICK você terá disponível. Gaste um ponto para receber um dos seguintes benefícios:
  • CURE: escolha o personagem ou um aliado, restaure 1d10 de HP do alvo.
  • CLEAR: escolha o personagem ou um aliado, remova o efeito POISON do alvo.
  • PROTECT: escolha o personagem ou um aliado. Até o final do combate os dados rolados para causar dano ao alvo são reduzidos em um tipo.

>>>

É isso. Tenho algumas outras ideias para o sistema que pretendo publicar aqui no blog em breve.

Agradeço a quem se interessar pelo material e por ventura achar interessante usá-lo em seus jogos! Se possível, deixem suas impressões e sugestões nos comentários, para que eu possa aprimorar as regras em matérias posteriores. Também fica o pedido de sempre: se valer, compartilhe com seus contatos!

Bons ventos.

MWXS

>>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário