Em questão de sistemas de RPG, os genéricos sempre me atraíram e apesar de ter me afastado, GURPS ainda hoje é um dos meus sistemas favoritos.
Há uns anos tive a oportunidade de adicionar o Savage Worlds, da Pinnacle Entertainment, a esta lista: eu gosto de defini-lo como um sistema com a capacidade de universalidade e simulação de GURPS, só que sem sua densidade mecânica. Somando isso à pegada pulp do jogo, SWs é excelente!
Lançado no Brasil pela editora Retropunk, o jogo já conta com diversos suplementos, tanto de gêneros (horror, ficção científica, superpoderes) quanto de cenários (alguns famosos como Deadlandas, Weird Wars II e Lankhmar)
O jogo conta com uma boa base de fãs e a comunidade brasileira do sistema conta com o podcast Savagecast, feito pelo Nando Alves, Max Tavares e Renato "Goldael", trazendo novidades e discussões sobre as regras e os cenários do Savage Worlds.
Imagem: Savagecast |
Inclusive recentemente fiz a ilustração para uma raça que eles construíram num dos episódios do podcast, enquanto apresentavam as novidades da Adventure Edition, nova versão do jogo recém lançada (ainda sem edição Pt-BR) que pode ser conferida neste link.
Então é isso, deixo minha recomendação para aqueles que gostam de sistemas genéricos ou que gostem de jogos com uma proposta pulp. O podcast pode ser um ótimo canal para conhecer o sistema que na minha opinião é um dos melhores atualmente em catálogo, misturando confortavelmente os níveis de simulação e narração.
Bons ventos!
MWXS
>>>
Nenhum comentário:
Postar um comentário