quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

AS FACES DO SISTEMA STORYTELLER

Imagem: Trinity Rulebook

Saudações joviais 3d6 leitores!

Alguns sistemas, mesmo carregando seus cenários a tiracolo, conseguem entrar nas graças dos jogadores e sendo usado além de sua proposta básica. Mesmo com sistemas especializados neste tipo de abordagem, alguns jogos como Vampiro - A Máscara ou Trevas desenvolveram uma comunidade forte que usavam seus sistemas (o Storyteller e o Daemon, respectivamente) em seus próprios mundos de aventuras.

No caso do Storyteller, uma coisa me chamava a atenção especificamente, que era o fato destes jogadores e mestres muitas vezes não saberem que de fato existiam iniciativas oficiais da editora em gêneros além do (até então) punk-gótico do Mundo das Trevas.

Hoje em dia acho difícil encontrar quem ainda use o Storyteller com esta funcionalidade de ser multigênero, mas acho que a lista abaixo pode servir para a galera das antigas... Ou mesmo curiosos de gerações RPGistas mais recentes.

O fundamental aqui não é apontar cenários para jogar ou que estas investidas da White Wolf foram perfeitas, muitos destes jogos colecionaram críticas, tanto positivas (como o Exalted e o Street Fighter RPG) quanto negativas (eita, Trinity, coitado!), mas conhecer estas abordagens da editora em explorar outros gêneros e quem sabe, acrescentar elementos a jogos que estejam rolando, que usam o Storyteller e que as vezes encontram problemas para encontrar mecânicas alternativas que solucionem situações que podem surgir em suas partidas em gêneros diversos, como ficção científica, fantasia, supers, etc..
  • Investigação, Conspirações, Policial, Crime: Vampiro - A Máscara! - pode ser considerado o mais básico, até mesmo a versão mais conhecidas do Storyteller. Em suas páginas há tudo que é preciso para boas histórias de suspense, um mundo cheio de violência e conspirações. Da lista, este é o mais fácil de encontrar, apesar de estar fora de catálogo em português, pode ser encontrado em sebos ou em inglês em lojas virtuais.
  • Fantasia Medieval, Aventura: Exalted! - Esse é um jogo bem elogiado, então acredito que as escolhas mecânicas e conceituais trabalhadas nele devem ser bem interessante para usar o Storyteller num clima mais fantástico e aventuresco.
  • Supers: Aberrant! - Esse jogo tem o cenário bem pitoresco, mas os super-poderes estão lá! O jogo apresenta os novas, seres dotados de poderes incríveis... Alguns resolvem vestir roupas coloridas para combater o crime, mas a maioria prefere usar para soluções práticas do dia-a-dia enquanto tenta lidar com o olhar do resto da sociedade. Além da mecânica, os conceitos do gênero podem dar ideias que fogem do comum. Pessoalmente eu tenho muita curiosidade para conhecer mais e jogar.
  • Ficção Científica, Psiônicos: Trinity! - Resumindo, se trata do futuro (distante) de Aberrant! Onde os seres com super-poderes foram expulsos da Terra, retornando como mutantes em busca de vingança, eras depois! Viagens espaciais e raças alienígenas, tá tudo aqui! Outro cenário bem exótico e controverso da White Wolf e que eu tenho muita curiosidade a respeito.
  • Ação, Lutas, Artes Marciais: Street Fighter RPG! - Apesar de na época terem corrido histórias bizarras de guerreiros mundiais saindo na muquetada com lobisomens (porque os vampiros não tinham chance!), o sistema de luta de SFRPG é bem elogiado até hoje. Infelizmente é o único jogo da lista que se encontra fora de catálogo, mas é recomendadíssimo para quem tem a disponibilidade para buscar em sebos (inclusive saiu em Pt-BR!).
Imagem: Aberrant Rulebook

Acho que é isso. Os curiosos podem seguir os links espalhados no texto. Espero que a lista seja útil para alguém e se por acaso alguém tiver mais ideias de outros gêneros que podem ser usados numa partida de RPG usando o Storyteller, fique a vontade para deixar a sugestão nos comentários!

Bons ventos!

MWXS

>>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário