APRESENTAÇÃO
Sussurros e boatos se espalham pela região de Almuev, uma sombra antiga ameaça retornar. Cultos escondidos se revelam, monstros despertam em seus covis, oráculos enlouquecem... Tudo sinaliza que Belak, o bruxo das sombras e do caos, está retornando! Um grupo de aventureiros é reunido por Lorde Mitran para investigar estes sinais e prevenir quaisquer ameaças que espreitem Almuev.
Ilustração: Diucênio Rangel |
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Este blogpost marca o início de mais uma campanha de RPG solo. Desta vez baseada no jogo Aventuras Heroicas, em resposta ao meu recente entusiasmo lendo sobre o jogo Hero Quest e alguns de seus clones que surgiram durante os dias que se passaram dos anos 90 para cá. Aventuras Heroicas, especificamente, tem a curiosa característica de ser um destes clones além de ser um jogo brasileiro lançado antes mesmo de Hero Quest sair com localização no país!
Os títulos que eu devo usar nas aventuras, além de Aventuras Heroicas, para começar serão Advanced Aventuras Heroicas (Solo), assim como elementos de regras encontrados no próprio Hero Quest e em alguns dos seus outros clones, como For the Quest e Broadsword. Como de costume eu devo destacar o uso de cada um conforme as partidas forem acontecendo.
Adicionalmente, onde o emulador de mestre presente em Advanced Aventuras Heroicas (Solo) não alcançar eu devo usar o meu Oráculo Aleatório. Aliás, por falar em material autoral, essa partida também serviu como teste a minha primeira masmorra que desenhei (disponível para download aqui), inspirado pelo movimento que tenho tido oportunidade de acompanhar no grupo Print and Play Brasil no Facebook.
Então é isso. Para aqueles que toparem acompanhar as aventuras que virão, sejam bem vindos e que os deuses nos favoreçam com bons ventos!
Obs: de certa maneira essa campanha serve como uma homenagem aos jogos citados, principalmente Hero Quest e Aventuras Heroicas, então alguns elementos devem ser detectados para quem for velho e atencioso o suficiente aos nomes, lugares e eventos ocasionalmente citados. Estamos na era dos easter eggs, afinal! XD
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PRIMEIRO SINAIS
Suplemento: Advanced Aventuras Heroicas
Situação da masmorra*/ 1d6/ 4 - Decadente, abandonada
Os aventureiros são enviados para averiguar as ruínas de uma antiga fortaleza, construída durante tempos de guerras e por gerações esquecidas. Depois de algumas horas passadas entre aqueles escombros eles conseguiram descobrir uma pequena passagem para um cômodo subterrâneo, que infelizmente numa primeira vista pareceu apenas um porão vazio, talvez usado como almoxarifado comum. Quando deram os primeiros passos para retornar para a superfície foram surpreendidos por um desmoronamento repentino que os impediu de tomar o caminho que usaram para chegar ali.
Portas (x2)*/ 1d6/ 1 - Nenhuma/ 1d6/ 1 - NenhumaSem saída aparente, o anão se adiantou, buscando quaisquer passagens ocultas que houvessem.
Mobília*/ 2d6/ Sarcófago
Perigo*/ 1d6/ 3 - Monstros/ 2d6/ 3 - Orcs (quantidade de personagens +1)
Providencialmente habilidoso em explorar passagens construídas em pedra, o anão conseguiu encontrar uma passagem secreta, atiçando a curiosidade de todos. Afinal talvez aquele "porão" fosse mais do que aparentava. Mas a curiosidade deu lugar a surpresa quando o aposento adiante revelou um grupo de orcs diante de um sarcófago, aparentemente os aventureiros haviam interrompido algum tipo de rito!
Imagem: MWXS |
O combate se iniciou com o anão sofrendo os ataques dos monstros, mas logo o guerreiro tomou a vanguarda do grupo e um a um os orcas foram derrotados! Decidido a investigar a sala onde estavam, o mago inspecionou o sarcófago.
Atmosfera*/ 2d6/ 9 - Odor estranhoUm fedor nauseante saía de dentro do caixão feito de pedra. Com ajuda de seus aliados o mago descobriu que o odor vinha de uma substância viscosa que aparentemente os orcs aviam aplicado sobre o cadáver no interior do sarcófago.
Para se certificar de que não havia armadilhas, o anão novamente tomou a dianteira, na direção da porta na parede sul do aposento.
Portas (x2)*/ 1d6/ 5 - Oeste/ 1d6/ 3 - SulConteúdo do aposento (x2)*/ 1d6/ 2 - Mobília/ 1d6/ 3 - Vazio
Mobília*/ 2d6/ 10 - Sarcófago
A próxima sala revelou outro sarcófago, felizmente daquela vez sem mais orcs para enfrentar. O grupo discutiu se aquele lugar não se tratava de uma cripta sob a fortaleza, mas o que os orcs estavam fazendo ali?
Novamente o mago resolve investigar o interior do caixão.
Tesouro escondido*/ Sarcófago/1d6/ 1 - EsqueletoA presença do visco fétido sobre o defunto se repete, mas desta vez o esqueleto desmorto saltou sobre o mago, atacando-o! O clérigo prontamente interveio, destruindo a criatura.
Depois de auxiliar seu colega, o clérigo resolveu averiguar a porta oeste do aposento.
Portas (x2)*/ 1d6/ 6 - Nenhuma/ 6 - NenhumaConteúdo do aposento (x2)*/ 1d6/ 3 - Vazio/ 1d6/ 2 - Mobília
Mobília*/ 2d6/ 10 - Sarcófago
Revelada a sala o anão tomou a frente em busca de armadilhas. Como cautela ele mesmo resolveu investigar o interior do sarcófago presente... Cuidado que se mostrou acertado, uma vez que o cadáver encerrado no interior da caixa de pedra o ataca!
Os combates adiante acabam demandando mais esforço do grupo. A porta sul da sala anterior revela um corredor por onde perambulam até encontrar goblins errantes pelo calabouço até que, novamente devendo à habilidade certeira do anão em descobrir passagens na pedra, conseguem encontrar a saída dali.
Imagem: MWXS |
Voltando à superfície os aventureiros podem retornar ao lorde com alguns mistérios para serem resolvidos. O que os goblinóides estavam realizando naquele lugar? Que líquido misterioso era aquele e qual relação tinha com os mortos que se erguiam?
O que tudo aquilo significava? Sob à sombra nefasta que se avolumava sobre Almuev?
CONTINUA...
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NOTAS DO JOGADOR-SOLO
Esta foi uma partida despretensiosa, para testar a funcionalidade da masmorra que desenhei. Senti que o espaço sacrificado com o objetivo de tornar a masmorra modular (onde cada peça de tile cabe numa folha A4) se mostrou um pouco difícil de lidar com um grupo de quatro personagens, o que me fez querer testar a próxima partida com menos aventureiros. Um ou dois, talvez.
Apesar de breve, uma vez que usei apenas um módulo da masmorra (o único que estava pronto na ocasião da partida), tive a ideia de que a quantidade de tiles usadas podem representar o nível da masmorra. Aumentando o tamanho conforme se adentra através do perigo. É um conceito que gostei e pretendo explorar no próximo teste.
Enfim, acho muito gratificante quando o improviso proporcionado pela aleatoriedade (ou "fé no coração dos dados", alguns diriam) acaba fazendo os elementos emergentes se conectarem como se fosse algo previamente planejado. Os inúmeros sarcófagos rolados e o gancho do líquido misterioso acabaram por plantar ideias e sementes para as próximas partidas!
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