quarta-feira, 7 de junho de 2023

PARA BAIXAR: MASMORRA M1

Saudações joviais, 3d6 leitores!

Aqui estou eu mais uma vez na quest de tentar voltar a postar regularmente por estas paragens.

Acontece que nestas últimas semanas eu devo ter sido picado pelo mosquito do interesse em jogos inspirados no velho jogo de tabuleiro Hero Quest. Tenho lido bastante sobre jogos com estilo e mecânicas parecidas daí não teve jeito, tive a ideia de tentar criar meu próprio jogo clone.

Claro, aproveitei para usar a situação como desculpa para exercitar desenho e criação de regras alternativas. Para começar, escolhi usar estilo visual em pixel-art e com um pouco (mentira) de trabalho extra com corte e colagem finalizei a primeira base para uma masmorra.

Imagem: MWXS

Uma coisa que eu queria muito era fazer que cada conjunto de salas coubessem numa folha A4, tanto para facilitar o fator print and play quanto para a criação aleatória de conteúdo para a masmorra utilizando e velho e bom dado de seis faces, assim a masmorra é constituída de seis tiles com seis salas cada. Além de permitir o uso modular, podendo ser montada com menos tiles (no primeiro teste que fiz usei apenas um). Sempre me aborreci com o fato de que grandes grids/mapas fazem com que salas fiquem "partidas" e precisem de mais folhas para ficarem completas.

Então é isso, para quem se interessar, compartilho o arquivo pdf da masmorra que pode ser baixado através deste LINK.

Imagem: MWXS

Como comentei, nos últimos dias eu realizei algumas experiências iniciais usando alguns peões e botões improvisados, e uma mistura das regras "originais" do primeiro clone brasileiro de Hero Quest, o Aventuras Heroicas, com o pacote regras alternativas feitas por fãs apresentadas em Advanced Aventuras Heróicas. Nestes primeiros testes percebi que o sacrifício de espaço tornou os combates com muitos personagens envolvidos ficassem um pouco apertados, então nos próximos dias devo testar partidas com menos personagens nas escaramuças. Dois ou três, provavelmente. Um, talvez.

Quanto ao meu clone caseiro, eu devo desenvolver artes para os tokens, entre personagens, adversários, itens e elementos de masmorra como portas, móveis, itens, etc, tudo seguindo o estilo pixel-art, enquanto escrevo algumas regras alternativas que tem passado pelo meu cérebro empoeirado. Conforme os pacotes forem ficando prontos publicarei aqui no blog também.

Por hora é isso. Aos que chegaram aqui, obrigado por visitar o blog e se puder, dê uma conferida no material, me conte o que achou na área de comentários, fique a vontade para deixar sugestões e se valer, compartilhe o link do blog pros amigos.

Até mais ver.

Bons ventos.

MWXS

>>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário