segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

NOTAS ALEATÓRIAS: MINHAS PRIMEIRAS INCURSÕES NO RPG SOLO

Imagem: MWXS

Saudações joviais, 3d6 leitores!

É seguro afirmar que 2020 não foi um aperreio para poucos. Ainda assim dá para tirar algumas pérolas do que rolou.

Uma das coisas que me chamou atenção no segundo semestre foram os RPGs solo. Aqui não estou me referindo às "aventuras solo", como se convencionou chamar (durante os anos 90) o tipo de entretenimento oferecidos nos livros-jogo (sejam nas saudosas páginas da série Aventuras Fantásticas ou da revista Dragão Brasil), também não me refiro à partidas de RPG jogadas por um mestre de jogo e um jogador solitário, como ocasionalmente o termo também pode ser empregado. RPG solo se trata de uma modalidade peculiar de jogar.

Ainda estou dando meus primeiros passos nesse tipo de jogo, eu arriscaria dizer que os RPGs solo estão em algum lugar entre os RPGs tradicionais e os jogos narrativos. As poucas partidas que realizei foram bem agradáveis, achei uma maneira interessante de desconectar e passar alguns minutos afastado da internet, através de um jogo conduzido de maneira leve (afinal não existe a pressão da agenda dos demais jogadores) onde eu posso aproveitar para exercitar minha escrita e desenho.

Aliás, achei o RPG solo um terreno fértil para produção de diários de campanha! Existem materiais caseiros de alguns hobbistas que são inspiradores. Quem me conhece ou acompanha o blog tem ideia do quanto eu curto esse tipo de texto, com certeza minha exploração através do RPG solo vai render mais material por aqui!

A comunidade formada ao redor do assunto está bem animada, sempre trocando experimentos e novidades. Quem tiver curiosidade para saber mais sobre o assunto, indico os canais no Youtube Geek Gamers (em inglês) e o canal do Tarcísio Lucas. O grupo Solo RPG no Facebook é um ambiente bem ativo e (o mais importante) agradável, em tempos onde a toxicidade permeia as esquinas do mundo pop-nerd-geek, um lugar na internet onde há tanto entusiasmo quanto respeito é raridade. Também indico os blogs Quest RPG Solo e Jogador Solo, que compartilham diversos materiais e experiências de RPG solo.

Meu "kit de primeira viagem" foi usando o 8-Bit Dugeon em conjunto com o RPG Solo - Oráculo, ambos são dois livretos simples que se mostraram bem práticos para a brincadeira inicial, em que eu buscava fazer um teste para descobrir se a ideia de jogar dados sozinho ia me agradar.

Agradou.

Volto com mais novidades depois.

Ideias, dúvidas, sugestões? Só deixar nos comentários!

Bons ventos.

MWXS

>>>

3 comentários:

  1. Esse tipo de RPG me agrada e eu meio que já jogava nos meus anos parado sem saber que era isso hehe
    Te indico o Ronin, da Coisinha Verde (https://coisinhaverde.com.br/jogos/portfolio/ronin/), que é um RPG Solo com toda mecânica pra se fazer uma campanha focada em um samurai andarilho no melhor estilo Samurai X.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, não saiu meu nome... É o Yuji

      Excluir
    2. Salve, Meio-Elfo!

      Vou confessar que antes a possibilidade de jogar RPG sozinho não me chamava atenção... Só recentemente que eu alcancei a percepção de que esse tipo de jogo oferece uma experiência diversa à que se tem numa partida comum de RPG de mesa. Então essa modalidade de jogar me fisgou!

      De certa forma até me fez lembrar dos tempos de criança quando eu brincava com bonecos Comandos em Ação, que aliás era uma das brincadeiras mais saudosas que tenho da infância.

      Sobre o Ronin, vou dar uma espiada! A Coisinha Verde tem uns jogos bem legais com possibilidade de jogar solo!

      PS: mas vou confessar que tenho abuso de qualquer coisa que tenha samurais, ninja, vikings ou piratas, hehehe! XD

      Excluir