Por exemplo, nestes dias esbarrei com conteúdos cujos títulos era algo como "Jogue RPG solo se você não tem amigos".
No mínimo, esta é uma frase bem mal construída, para não dizer enviesada, uma vez que as variáveis são muitas, entre você poder muito bem jogar com pessoas que não são necessariamente seus amigos e, o fato de que mesmo você tendo muitos deles não serve de garantia de que eles vão querer jogar RPG, que é um hobby de nicho no qual suas amizades podem não fazer parte.
MWXS
>>>
"Jogue RPG solo se você não tem amigos" - como a galera pode ser tão preconceituosa?
ResponderExcluirMe indica um solo para eu tentar usar com o GURPS? Minha ideia é testar as aventuras antes de colocá-la para os jogadores.
Né isso? A gente já tem dificuldade em tornar o hobby menos "esquisito", mas mesmo dentro da comunidade pessoal vem com essa marra para botar banca de "jogo RPG mas veja, essa galera aqui é mais esquisita ainda! jogam RPG sozinhos!" XD
ResponderExcluirCara... Imagino que tu não tenha problemas com inglês, certo? Então recomendo o CRGE (Conjectural Roleplaying Game-master Emulator), é o meu preferido.
Se for tua primeira experiência na modalidade RPG solo, sugiro um pouco de paciência porque as coisas começam a fazer sentido apenas com o tempo, quando a gente vai pegando o jeito com a dinâmica de se dividir entre os papéis jogador x mestre de jogo. Aí a diversão começa! Mas não se preocupe, a curva de experiência é suave.
Inclusive, testar um sistema/cenário para poder ter mais domínio prático durante sessão de jogo convencional (mestre de jogo + jogadores) também é um dos motivos deu curtir jogar RPG solo!
PS: tem um link pro CRGE na coluna lateral aqui do blog, o documento está disponível na DrivethruRPG e custa "pague-o-quanto-quiser".
ResponderExcluir