quarta-feira, 3 de abril de 2024

ARKANUN: DAIMONOMICON, O LIVRO DAS LEIS ESPIRITUAIS

Saudações joviais, 3d6 leitores!

Um dos jogos que mais me aventurei durante meus primeiros anos no hobby sem dúvida foi Arkanun. Sem dúvida o RPG rendeu uma das campanhas da minha lista de favoritas que já joguei!

Anos afastado e por acaso zapeando na internet a curiosidade me levou à RPG Wiki da editora Daemon e lá descobri o termo "Daimonomicon", denominando o conjunto de regras que o autor do jogo considera seu núcleo básico.

Achei o termo fascinante! Logo fiquei imaginando que um tomo com esse nome deveria existir no universo de Trevas/Arkanun, aos moldes do próprio Necronomicon presente nas obras dos Mitos de Cthulhu!

O texto que apresento adiante é a brincadeira de tornar o Daimonomicon algo "real" no mundo de jogo. Trago minha leitura pessoal sobre quem o teria escrito e sobre o que o tomo trata. Vale acusar que os nomes de personagens, organizações e lugares citados são elementos já existentes no universo de Trevas/Arkanun. Apenas desenvolvi um antecedente para basear a manifestação do Daimonomicon no mundo de jogo!

Espero ter apresentado algo interessante, ou pelo menos que o texto ofereça ideias para que outros desenvolvam seu próprio tomo arcano icônico de Trevas/Arkanun! Quem quiser trocar XP sobre o material, fique a vontade para puxar o papo na área de comentários do blog!

>>>

 Quando o arkanita Magnus Pretraak atravessou a barreira do plano de Arkanun para alcançar a Terra, ele reuniu grandes filósofos daqueles tempos. Para eles passou seus conhecimentos avançados sobre a matemática, física e química, além dos perigos que a manipulação das energias arcanas podem trazer para a existência do plano terreno.

Foi depois da criação da ordem da Casa de Chronos que Pretraak idealizou um tomo para reunir seu conhecimento sobre as energias que fluem através da Roda dos Mundos e sobre os planos de existência e de seres ávidos para destruir as barreiras que os separam, afim de obter poder ou simplesmente se salvar da obliteração. Para esta obra ele deu o nome de Daimonomicon, ou O Livro das Leis Espirituais.

Desenho: MWXS

Pouco se sabe sobre o paradeiro do tomo original, perdido pelos membros da Casa de Chronos na época do desaparecimento da ordem. Alguns até desconfiam de sua existência e das raríssimos pergaminhos que, dizem, serem cópias de partes da obra de Petraak. Tenha sido roubado ou perdido, o Daimonomicon seria uma fonte de conhecimento e poder inestimável para aqueles interessados sobre os seres poderosos que ameaçam ou protegem as barreiras entre os planos e o entendimento, seja para preservação ou para corrupção, das energias fluindo através da Roda dos Mundos.

Lendas ou não, quaisquer boatos que surjam sobre as páginas perdidas do Daimonomicon sempre levantam alguma investigação por parte do Arcanum Arcanorum, dos anjos da Cidade de Prata ou de demônios, sempre interessados em enfraquecer os grilhões que os prendem aos planos inferiores. Devido a isso alguns seres até mesmo se afastam de quaisquer coisas relacionadas ao assunto, temendo atenção indesejada.

O livro é um grande tratado sobre a Roda dos Mundos, mas também possui alguns trechos de diários de Petraak relatando sobre sua vida em Arkanun e as descobertas que o levaram ao ritual que lhe trouxe para a Terra. O livro possui o nome e a descrição de entidades de Tenebras, Infernun e Spiritum que ameaçam as barreiras entre os planos, algumas que ele até mesmo teve que enfrentar, barganhar ou trair, para poder fazer sua sua própria passagem. O livro descreve experimentos diversos envolvendo a manipulação das energias oriundas de Arkanun, alguns destes experimentos, mais avançados e potencialmente mais perigosos, lidam com energias mais poderosas que podem ser, teoricamente, extraídas de Infernun. O livro possui rituais que exploram a manipulação do fluxo de energia da Roda dos Mundos, para deslocamento, fortalecimento ou enfraquecimento das barreiras entre planos, assim como obtenção de poder mágico através desse fluxo. Finalmente, o livro possui alguns estudos de Petraak sobre o uso de magia não corruptora, visando poupar a Terra da devastação. Este é o trecho mais perigoso e temido aos olhos da Cidade de Prata, pois os poucos anjos que acreditam na existência do Daimonomicon alegam que esse poder poderia se alimentar da energia vital da própria Paradísia.

Mais do que revelações, Petraak idealizou seu Daimonomicon para trazer um alerta, desejando que os humanos evitassem sua própria destruição. Infelizmente são poucos entre os que perseguem seu conhecimento que possuem objetivos tão elevados.

BLODIA

>>>

2 comentários:

  1. Caramba! Muitas ideias aí! Do ponto de vista narrativo daria pra pensar aventuras (ou campanhas) inteiras só com ele como mcguffin. Mas, do ponto de vista mecânico, o que estas páginas poderiam oferecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha ideia inicial era mesmo só focar no mcguffin mesmo, como o próprio Necronomicon é retratado na maioria das vezes. De certa forma quando a gente traz a mecânica acaba por resolver um pedaço do mistério sobre o objeto.

      Ainda assim acho que as tais "páginas perdidas" podem render elementos mecânicos pontuais de acordo com a necessidade de uma campanha, como a ficha de NPC poderoso (como aliado ou inimigo), estatísticas de criaturas extradimensionais, parâmetros de rituais, acesso a conhecimentos chave na forma de pontos de perícias específicas, regras opcionais, etc. Coisas relacionadas ao fluxo da magia, à natureza da Roda dos Mundos e aos seres influenciados por essa dinâmica.

      O assunto me deixou bem interessado, pode render mais blogposts pra banda de cá!

      Excluir