Saudações joviais, 3d6 leitores!
Atualmente estou explorando o que a OSR e o OD&D tem a oferecer, principalmente sobre a abordagem "encontre o seu próprio jeito de jogar" e estou procurando os elementos mecânicos e narrativos que me agradam para desenvolver o meu conjunto de regras caseiro.
Uma mecânica que costuma variar e encontrar suas variantes é sobre o que acontece quando um personagem tem seus últimos pontos de vida perdidos... Ficará desacordado? Fará um teste para verificar se consegue sobreviver? Ou irá direto desta para melhor, sem choro por parte do jogador?
Segue abaixo a abordagem que pretendo usar e testar nas minhas sessões de jogo:
PERSONAGEM INCAPACITADO
Um personagem que perde todos os seus PV, ficando EXATAMENTE com zero pontos de vida, estará incapacitado e só voltará a consciência quando conseguir recuperar 1 PV.
Qualquer valor de PV abaixo de zero significa que o personagem morreu.
>>>
É isso. Simples assim.
Pessoalmente eu gosto bastante de mecânicas relacionadas á cicatrizes, características que marcam um personagem depois que ele sobreviveu ao lidar com situações de vida ou morte, então pretendo desenvolver algo a partir desse ponto, para usar quando a condição incapacitado surgir em jogo.
Bons ventos.
MWXS
>>>
Boa! Acho que as versões de mesa de Fighting Fantasy fazem assim mesmo.
ResponderExcluirEssa deve ter sido uma das primeiras regras que os jogadores de OD&D mudaram em suas mesas, junto com o d6 de dano para todas as armas.
Outra ideia: um PC que tinha tudo para morrer mas ainda assim sobrevive fica de algum modo marcado e perde permanentemente alguns PVs, ou 1 ponto de Constituição, ou talvez um Nível.
Meu próximo passo será trazer algo voltado para "cicatrizes", que causam condições como as que você exemplificou. É uma mecânica que acho bem legal!
Excluir