segunda-feira, 30 de setembro de 2024

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

AS NOTAS ALEATÓRIAS: AINDA PRECISAMOS FALAR SOBRE RPG SOLO

As questões envolvendo RPG solo ainda têm bastante ruído, partindo tanto de leigos quanto de entusiastas.

Por exemplo, nestes dias esbarrei com conteúdos cujos títulos era algo como "Jogue RPG solo se você não tem amigos".

No mínimo, esta é uma frase bem mal construída, para não dizer enviesada, uma vez que as variáveis são muitas, entre você poder muito bem jogar com pessoas que não são necessariamente seus amigos e, o fato de que mesmo você tendo muitos deles não serve de garantia de que eles vão querer jogar RPG, que é um hobby de nicho no qual suas amizades podem não fazer parte.

MWXS

>>>

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

NOTAS ALEATÓRIAS: O PREÇO DA NOSTALGIA

O oportunismo das grandes desenvolvedoras de videogames é tão grande que elas cobram preço de jogo original em produtos relançados. Mesmo entendendo o trabalho aplicado para remasterizar e portar o software para as novas plataformas, grande parte do trabalho técnico e criativo já fora feito.

Por essas os estúdios independentes tem ganhado tanto espaço diante das grandes desenvolvedoras. Mais que isso, quando o assunto é retro-games e new-retro-games, até entregam trabalhos mais competentes em emulação, remasterização e experiência de jogo.

MWXS

>>>

terça-feira, 10 de setembro de 2024

CAIRN: EVASÃO

Saudações joviais, 3d6 leitores!

Atualmente meu hiperfoco tem feito eu mergulhar em conteúdos sobre jogos da OSR (Old School Renaissance) e NSR (New School Revolution), principalmente material voltado para o jogo Cairn. Daí, como se eu já não tenho mais coisas para atravancar o cérebro, fico pensando em como posso contribuir para o jogo, pensando em regras da casa e outras opções mecânicas.

Uma das ideias que me ocorreu foi o desenvolvimento de uma regra sobre Evasão, que adiciona um elemento influenciado pela Destreza do personagem defensor envolvido num combate, mas ainda mantendo a ausência de uma jogada de acerto usada na mecânica do jogo.

Pois bem, como comentei acima, em Cairn não existem jogadas de acerto, o personagem atacante simplesmente faz a jogada de dano diretamente contra o defensor, reduzindo desse valor a Armadura do alvo. A regra de Evasão (ou Esquiva, como queiram chamar) que proponho aqui funciona da seguinte maneira:

Evasão é uma característica alternativa para o jogo Cairn e demais derivados de Into the Odd. Representa a capacidade de esquivar e fintar ataques menos poderosos. O valor de Evasão de um personagem depende da sua pontuação de Destreza:
  • Evasão 1 para personagens com Destreza entre 13–15;
  • Evasão 2 para personagens com Destreza entre 16–17;
  • Evasão 3 (valor máximo) para personagens com Destreza 18 ou mais.
Ao jogar os dados de dano, se o jogador atacante não conseguir um valor superior à Evasão do alvo, o dano será totalmente evitado.

Para ataques explosivos a evasão fará o personagem defensor evitar metade do dano, podendo ser reduzido a zero, se houverem testes de salvaguardas aplicáveis à situação. No entanto, se o ataque pedir para que o alvo faça uma jogada de salvaguarda de Destreza ANTES da jogada de dano, a Evasão não irá ser considerada posteriormente.

A seguir deixo duas opções alternativas para a aplicação da Evasão que o grupo pode considerar mais interessante, limitando sua atuação:
  1. Evasão só funcionará contra ataques à distância;
  2. Normalmente os índices de Evasão e de Armadura não irão interferir na aplicação um do outro. Nesta opção, quando se tratarem do uso de armaduras pelos personagens, os pontos de Armadura significarão redutores para a Evasão.
Então é isso. Foi uma brincadeira interessante e estou realmente empolgado sobre o jogo e até namoro a ideia de desenvolver meu próprio hack de Cairn/Into the Odd. Espero que o maldito TDAH não me faça perder o gás tão cedo, jogando outra coisa na minha cara para eu atentar o hiperfoco, hehehe!

Sugestões? Dúvidas? Curiosidades? Comentem e compartilhem, por favor!

PS: o Documento de Referência do Sistema Cairn está traduzido para o português brasileira e disponível gratuitamente neste link aqui!

Bons ventos.

MWXS

>>>