quarta-feira, 8 de novembro de 2023

DIÁRIOS DE CAMPANHA (SOLO): A JORNADA DE LAOS #0

Saudações joviais, 3d6 leitores!

Estou começando mais uma campanha de RPG solo, desta vez de Dungeons & Dragons 4ª Edição. Os relatos deste blogpost compreendem anotações relacionadas à criação de personagem utilizando o Livro do Jogador.

Alguns podem se perguntar "mas por quê logo D&D4?" e a resposta é até bem simples. Primeiro, pela minha familiaridade. Apesar deu ter tido contato com Dungeons & Dragons desde os tempos de AD&D, a quarta edição acabou sendo a que eu mais tive contato continuo. Segundo, tenho ficado curioso sobre o uso do jogo na modalidade solo, especialmente pensando numa experiência inspirada no videogame Final Fantasy Tactics.

Além do mais voltei a ler o Dungeon Master's Guide 2 e o livro sempre me deixa motivado.

>>>

Foto: MWXS

SESSÃO ZERO: CRIAÇÃO DE PERSONAGEM

Partida jogada em 2 de novembro de 2023

Para criar o personagem escolhi usar um método de escolhas aleatórias para alguns elementos do personagem, como raça, classe e traços de personalidade. Nada demais, apenas contei as opções disponíveis e joguei um dado para obter uma delas.

Raça/ 1d8/ 8 - Tiefling

Classe/ 1d8/ 5 - Mago

Tiefling mago. Está bem longe de ser minha escolha se não fosse a aleatoriedade. Provavelmente vai demandar que eu adapte os encontros de combate, afinal D&D é um jogo pensado por padrão em rolar partidas para um grupo de personagens e mago não é a melhor opção para uma aventura solo onde pede uma mais independência e adaptabilidade por parte do personagem.

Em todo caso eu preferi topar o desafio e confiar no coração dos dados. Eu já planejava usar algum personagem de apoio, vai ser uma oportunidade para passar a vista nas regras para companheiros (companions) disponíveis no Dungeon Master's Guide 2.

Valores de atributos/ 4d6 (- menor valor) x6/ 12, 7, 9, 11, 16, 12

Não foi a minha melhor jogada de dados... Os valores baixos me deixaram preocupado, hehehe. Dando uma olhada nas estruturas de classe (ou "build" para quem saca de videogame), escolhi a que me pareceu mais adequada para um jogo solo: mago de combate. Levando isso em consideração, a distribuição dos valores para os atributos (mais os modificadores de raça) ficou:

For 7, Con 9, Des 12, Int 18, Sab 12, Car 13

O personagem acabou saindo como um mago clássico, fisicamente frágil. O companion vai ter trabalho, hehehe.

Seguindo jogando dados para algumas opções relacionadas à interpretação e personalidade, disponíveis no Livro do Jogador, obtive:

Tendência/ 1d6/ 1 - Bondoso

Divindade/ 1d12/ 8 - Moradin

Como as pessoas avaliam seu personagem durante interações sociais?/ 1d6/ 4 - Encantador

Quão otimista ele é?/ 1d6/ 1 - Entusiasmado

Quão confiável ele é?/ 1d6/ 1 - Crédulo

Quão incisivo o seu personagem é num momento de decisão?/ 1d6/ 6 - Impaciente

Quão escrupuloso ele é em relação a seguir as regras?/ 1d6/ 6 - Selvagem

Quão empático ele é?/ 1d6/ 1 - Gentil

Quão corajoso seu personagem se mostra em situações difíceis?/ 1d6/ 3 - Resoluto

Como ele se sente quando enfrenta obstáculos?/ 1d6/ 4 - Vingativo

Qual é o estado de nervos dele?/ 1d6/ 5 - Paciente

Esses resultados me remeteram a um personagem cordial que gosta de seguir seus próprios instintos, não por impulsividade, mas por convicção. Ele não é exatamente alguém devoto, mas tende para a fé em Moradin e seus ensinamentos para a busca de construir coisas de valor e duradouras. É neste contexto que ele enxerga seus estudos arcanos e por conseguinte a utilidade que almeja para os resultados destes estudos. Apesar de ocasionalmente ser alvo de desconfiança por conta de sua linhagem tiefling e dos poderes que manipula, tem orgulho dessa linhagem e pondera se não é ela que o faz tão fascinado sobre os segredos arcanos e os poderes que eles encerram, um sentimento que beira ambição.

Desenho: MWXS

Finalizando a criação do personagem, olhando e me inspirando nas opções disponíveis para tieflings, cheguei ao nome Laos.

Tenho algumas ideias para aventuras, mas talvez o próximo diário de campanha deverá ser sobre o desenvolvimento de um prelúdio para o Laos. Para isso eu pretendo usar os livros Mythic - Game Master Emulator e Mythic Variations.

Espero que o blogpost tenha causado curiosidade para conferir os seguintes. Agradeço comentários e sugestões que surgirem.

Bons ventos.

BLODIA

>>>

4 comentários:

  1. Grande, Mike.
    Reporte da próxima sessão: e morreu!
    Só o Mike pra jogar D&D com 1 só personagem, coragem diante desse desafio, já que 4a Ed é a que mais pede um grupo, pelo padrão das regras 😄

    Mas, quero ver esse desenrolar aí! Ps: faz com savage worlds!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha cabeça vai dar tudo certo, hahaha!
      É um risco que não está fora de cogitação, principalmente pela classe escolhida, mas planejo adicionar companions usando as regras do DMG2, para ajudar nesse sentido. O jogo é solo mas não significa que seja com personagem solo, hehehe!
      Quero jogar uma aventura fechada. Se der certo, penso em jogar uma outra no Vale Nentir ou em Forgotten Realms.
      PS: Savage Worlds é uma boa ideia... Uma aventura em Deadlands, quem sabe?

      Excluir
  2. Adorei. Interessante a complexidade das características para interpretar. Na modalidade solo, não é permitido criar um grupo de PCs, ao invés de apenas um personagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Filipe!
      Sim, como alguém disse, "porque é jogador solo não significa que seja personagem solo", hehehe! Inclusive está nos meus planos adicionar companheiros. O Dungeon Master's Guide 2 tem regras para eles que pretendo usar.
      Obrigado por comentar, valeu!

      Excluir