Acho importante, até essencial, consumirmos material nacional, sejam jogos, livros, histórias em quadrinhos... Mas tem bode que já gosta de se apropriar desse discurso pra fazer os outros engolirem conteúdo ruim.
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Acho importante, até essencial, consumirmos material nacional, sejam jogos, livros, histórias em quadrinhos... Mas tem bode que já gosta de se apropriar desse discurso pra fazer os outros engolirem conteúdo ruim.
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Saudações joviais, 3d6 leitores!
A Wizards of the Coast disponibilizou o jogo de cartas Three-Dragon Ante para download gratuito na DrivethruRPG. O jogo se trata de um cardgame não colecionável com 72 cartas para ser jogado por dois a seis jogadores, cujo lore é que ele existe nos mundos de Dungeons & Dragons! Ou seja, pode muito bem ser jogado por nossos guerreiros, ladinos e magos no mundo de jogo!
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Imagem: MWXS |
Uma das coisas que me chamou atenção no segundo semestre foram os RPGs solo. Aqui não estou me referindo às "aventuras solo", como se convencionou chamar (durante os anos 90) o tipo de entretenimento oferecidos nos livros-jogo (sejam nas saudosas páginas da série Aventuras Fantásticas ou da revista Dragão Brasil), também não me refiro à partidas de RPG jogadas por um mestre de jogo e um jogador solitário, como ocasionalmente o termo também pode ser empregado. RPG solo se trata de uma modalidade peculiar de jogar.
Ainda estou dando meus primeiros passos nesse tipo de jogo, eu arriscaria dizer que os RPGs solo estão em algum lugar entre os RPGs tradicionais e os jogos narrativos. As poucas partidas que realizei foram bem agradáveis, achei uma maneira interessante de desconectar e passar alguns minutos afastado da internet, através de um jogo conduzido de maneira leve (afinal não existe a pressão da agenda dos demais jogadores) onde eu posso aproveitar para exercitar minha escrita e desenho.
Aliás, achei o RPG solo um terreno fértil para produção de diários de campanha! Existem materiais caseiros de alguns hobbistas que são inspiradores. Quem me conhece ou acompanha o blog tem ideia do quanto eu curto esse tipo de texto, com certeza minha exploração através do RPG solo vai render mais material por aqui!
A comunidade formada ao redor do assunto está bem animada, sempre trocando experimentos e novidades. Quem tiver curiosidade para saber mais sobre o assunto, indico os canais no Youtube Geek Gamers (em inglês) e o canal do Tarcísio Lucas. O grupo Solo RPG no Facebook é um ambiente bem ativo e (o mais importante) agradável, em tempos onde a toxicidade permeia as esquinas do mundo pop-nerd-geek, um lugar na internet onde há tanto entusiasmo quanto respeito é raridade. Também indico os blogs Quest RPG Solo e Jogador Solo, que compartilham diversos materiais e experiências de RPG solo.
Meu "kit de primeira viagem" foi usando o 8-Bit Dugeon em conjunto com o RPG Solo - Oráculo, ambos são dois livretos simples que se mostraram bem práticos para a brincadeira inicial, em que eu buscava fazer um teste para descobrir se a ideia de jogar dados sozinho ia me agradar.
Agradou.
Volto com mais novidades depois.
Ideias, dúvidas, sugestões? Só deixar nos comentários!
Bons ventos.
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Esbarrei com minha antiga pasta onde eu organizava uma coleção de fichas de vários sistemas de RPG... Um artefato útil numa época em que impressão não era coisa comum e geralmente os modelos de planilhas de personagem eram fotocopiados direto dos livros.
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Partida jogada em 29 de outubro de 2020
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Imagem: Mutant Chronicles 3rd Ed. RPG |
As ruas de Cheapside estão uma bagunça. Não que isso fosse algo incomum para os muitos bairros que forma o Distrito 9 nos Perímetros da Cidade de Luna. Uma guerra de gangues está em ebulição. O aumento do tráfico de drogas e as crescentes ocorrências sobre pessoas desaparecidas entornam o caldo. Enquanto a divisão do Departamento de Polícia de Luna em Cheapside passa por uma controversa mudança de gestão, recém adquirida pelo Grupo 5 de Marte, subsidiária da Capitólio, os garotos e garotas de azul de Cheapside tentam chegar vivos até o final de mais um dia de serviço.
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Imagem: Modiphius Entertainment |
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Saltando da viatura 4747 estacionada à frente do Centro Beneficente de Saúde de Cheapside, o freelancer Kanacron Barker e o detetive do Departamento de Polícia de Luna John Skinner avançaram até a entrada do prédio. No caminho encontraram algumas pessoas abandonando o local, alertando sobre a invasão de uma pessoa armada.
Os dois entraram no Centro Beneficente com cuidado, tentando cobrir seus passos com segurança, pelo corredor entre as salas médicas. Foi quanto ouviram uma atividade suspeita no depósito de medicamentos.
Prepararam-se para abordar a estranha, que vasculhava a farmácia e enfiava alguns pacotes de medicamentos na mochila. Skinner exigiu rendição, tendo Barker como cobertura, mas a mulher não se intimidou, avançou sobre o detetive e antes que ele pudesse reagir, sem explicação alguma sua visão obscureceu e ele se viu em trevas.
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Imagem: Mutant Chronicles - Dark Symmetry Campaign |
A mulher já estava fora do depósito e já preparava atacar Skinner, sem notar a presença de Barker, que abriu fogo e atingiu a invasora na perna, que caiu e praguejou antes que a dor a fizesse desmaiar.
Alguns minutos se passaram até o lugar estar ocupado por policiais do DP de Luna e a visão de Skinner ter voltado tão inexplicavelmente quanto havia desaparecido. A dupla vasculhou os pertences da invasora, verificando sua identidade, Jan d'Angelo, e que ela havia tentado roubar apenas drogas imunossupressoras.
Depois que a despacharam para receber atendimentos médicos, sob a custódia de policiais do DP de Luna, Skinner e Barker deram uma volta pelos quarteirões ao redor para fazer perguntas aos residentes em busca de informações sobre atividades suspeitas. Descobriram que algumas pessoas frequentemente viam pessoas estranhas ao redor de uma velha fábrica abandonada próxima ao Centro Beneficente. Os dois resolveram dar uma olhada.
O lugar foi uma fábrica de tubos plásticos e ainda podia se ver muitos fardos de tubos de vários tamanhos espalhados pelas ruínas da construção, com várias seções de suas paredes e tetos desabados. Apesar dos indícios físicos de que o lugar não era usado há anos, Barker e Skinner encontraram evidências de visitas ao lugar. Seguindo estes rastros os dois encontraram a entrada de um túnel que levava ao Subterrâneo de Cheapside.
Barker já havia visto algo assim antes, ao investigar o desaparecimento da criança Ana Gerber, em Edmonton Heights, as pistas que encontrou também haviam levado a uma fábrica abandonada cujas ruínas ocultavam um túnel para o Subterrâneo.
Pensar em algum tipo de relação entre os dois eventos deixou Barker inquieto, e Skinner curioso.
CONTINUA
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Obs: confira as partidas anteriores de CRÔNICAS MUTANTES seguindo este link.
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Partida jogada em 15 de outubro de 2020
ANTECEDENTES
As ruas de Cheapside estão uma grande bagunça. Não que isso fosse algo incomum para um dos muitos bairros que formam o Distrito 9, nos Perímetros da Cidade de Luna. Uma guerra de gangues está em ebulição, o aumento do tráfico de drogas e o crescente número de ocorrências sobre pessoas desaparecidas entornam o caldo enquanto a divisão do Departamento de Polícia de Luna em Cheapside passa por uma mudança de gestão, recém adquirida pelo Grupo 5 de Marte, subsidiária da Capitólio. Enfim, apenas mais um dia de trabalho para os garotos e garotas de azul de Cheapside.
PERSONAGENS DOS JOGADORES
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O investigador John Skinner não estava em seus melhores dias. A esposa estava hospitalizada, a própria saúde também não ia bem e as dívidas não estavam criando perspectivas otimistas, de modo que ele teve que cobrir horas extras no departamento de polícia de Cheapside afim de conseguir mais renda. Maior necessidade não implicava em maior disposição, então ele tentava matar tempo o máximo que podia. Infelizmente não era bem essa a ideia do comandante Jack Dickson quando conseguiu que encaixassem o detetive no quadro de plantonistas na Fazenda e logo Dickson se viu enxotado para as ruas. Então foi despachado para trabalhar com um freelancer, na patrulha 4747.
Kanacron Barker estava no estacionamento da fazenda. Já não haviam mais tantas viaturas naquele horário, a maioria dos veículos já haviam sido despachados em suas missões diárias e Barker mesmo ainda estava lá apenas porque estava esperando seu parceiro para a ronda. A expectativa não era boa, ele já estava há mais de meia-hora esperando o sujeito. Foi quando ele foi abordado por William Burton, que se identificou como estando a serviço do Comando de Segurança nº 9 da Imperial, a Guarda da Serenidade. O agente disse procurar pelo ex-sargento dos Boinas de Sangue Slade MacMurray, antigo instrutor de Barker em Vênus, que segundo Burton, estaria em Luna e seu palpite era que ele poderia procurar seu antigo subordinado. MacMurray estaria sendo procurado por estar afiliado com agentes suspeitos de traição contra a Serenidade. Baker negou ter entrado em contato com seu antigo sargento, e recebeu um cartão e um pedido para que avisasse Burton, caso o ex-boina de sangue entrasse em contato.
A conversa já estava no fim quando John Skinner chegou para se apresentar ao parceiro de patrulha. Burton partiu e os dois homens ao serviço do DP de Luna entraram na patrulha 4747 e foram para as ruas.
A companhia do novo parceiro não inibiu Kanacron de resolver um assunto inacabado. Ele precisava checar a questão da sabotagem da viatura na oficina de River Black.
A situação na oficina freelance não foi muito agradável. River estava com o humor bem diferente do que estava quando Kanacron esteve lá da primeira vez, na companhia de Maria Flowers. Depois que Barker fez acusações, então, as coisas desandaram e por pouco não terminaram com River amaçando o crânio de Barker, graças a uma arma diretamente apontada para o mecânico com o objetivo de prevenir esse incidente. O fato foi que River negou que tivesse mexido na viatura além do necessário para realizar a análise que os dois agentes do DP de Luna lhes tinham solicitado.
Skinner tentava entender a situação. Para evitar que o estado visivelmente alterado de River não acabasse fazendo com que a situação ficasse fora de controle de vez, os dois agentes do DP de Luna foram embora da oficina.
Foi quando houve mais um chamado pelo rádio.
"47-47. Suspeita de assalto em andamento no Centro Beneficente de Saúde de Cheapside. Se dirigir ao local com urgência."
Então Kanacron pisou no acelerador.
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Você pode conferir os diários de campanha anteriores de CRÔNICAS MUTANTES através deste link!
Crônicas Mutantes é uma campanha de RPG baseada no livro Dark Symmetry Campaign, do jogo Mutant Chronicles 3rd Edition, da Modiphius Entertainment.
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Saudações joviais, 3d6 leitores!
O episódio 63 do podcast Quadrinhos e Narrativas, integrante da rede Turno Livre e realizado pelo quadrinista Hamilton Kabuna, traz várias indicações de final de 2020 e começo de 2121. Entre muitas figuras do cenário nacional de quadrinhos, RPG, videogames, podcasts e literatura, eu fui lá dar minha dose de pinga nos 45 do segundo tempo!
O Quadrinhos e Narrativas trás discussões sempre pertinentes ao relacionar cultura pop (focando principalmente, mas não unicamente, em histórias em quadrinhos) com questões sociais não apenas atuais mas a cada dia mais necessárias. Podcast recomendadíssimo!
Grande honra estar presente nesse espaço! Valeu Kabuna! — E parabéns pelo mestrado conquistado!
Para conferir o programa, basta seguir esse link aqui. Não esqueçam de assinar o feed do podcast no seu agregador preferido e compartilhar com os seus contatos. O conteúdo vale muito a pena!
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Pistas para identificar se um podcast que fala sobre cultura pop/nerd/geek é bazingueiro:
MWXS
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Adoro GURPS.
Infelizmente o fandom me fez ficar totalmente desmotivado para voltar a jogar.
Ainda pior, é relativamente fácil encontrar nas redes sociais alguns grupos com repositório para distribuir pirataria. Bobear essa mesma galera é quem fica chorando porque o jogo tá em rota de extinção.
Se esse é o naipe de seus "fãs", a Steve Jackson Games tá é certa em abandonar o barco!
Fnord
BLODIA
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Imagem: Mutant Chronicles 3rd Edition |
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Imagem: Modiphius Entertainment |
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Kanacron Barker estava no refeitório da Fazenda, o grande bloco de concreto fortemente armado que serve de quartel-general pro Departamento de Polícia de Luna em Cheapside. Ele conversava com uma figura que não via há anos: Slade McMurray. Sargento Slade McMurray. Um instrutor que fazia o tipo "rígido porém justo". Alguém como ele para se ter ao lado faz toda diferença enquanto você tenta sobreviver nas inclementes selvas de Vênus. O apoio dos irmãos de armas era o único alento possível durante o treino árduo de formação dos Boinas de Sangue da Imperial.
Mas como Barker previa, não se tratava apenas de uma visita de um velho companheiro das forças armadas, McMurray estava sondando seu antigo recruta para algo. O ex-instrutor se desligara dos Boinas de Sangue e agora estava ao serviço de uma instituição que, segundo ele, estava realmente fazendo algo para fazer diferença na Guerra, além do que simplesmente mandar soldados para um moedor de carne para a Legião Escura, que era o que as corporações estavam fazendo. McMurray queria saber se poderia contar com os serviços de Barker em breve e recebeu uma resposta afirmativa.
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As horas de patrulha pelas ruas de Cheapside passavam devagar demais pro gosto de Kanacron. Além do mais, ele ainda queria resolver a pendência do acidente com a viatura, provocada depois que ele e Maria Flowers levaram o veículo para a oficina do freelancer River Black. Ele ligou o rádio para ouvir qualquer coisa que o distraísse e o breve instante de estática antes da música tocar lhe lembrou, mesmo que em seu íntimo profundo, que existia algo de errado além da sabotagem do mecânico.
A alguns quarteirões de onde estava ele viu uma fumaça ascendente e resolveu investigar. Um incêndio estava acontecendo num endereço em White Heights. As pessoas na rua apontavam para uma janela, havia uma mulher, imóvel em volta da fumaça e das chamas que ameaçavam tomar de conta do prédio.
Kanacron avisou a central para chamarem os bombeiros. A mulher não se movia, como se estivesse em choque pelo perigo em sua volta. Ele tinha que fazer algo. As pessoas ao redor mostravam curiosas demais sobre a tragédia que estava para acontecer, mas vontade de menos para ajudar. Ele tentou convencer um caminhoneiro a posicionar seu veículo para ajudá-lo a alcançar a mulher na janela, mas não teve colaboração e quando tentou intimidar o homem, as pessoas se voltaram contra ele.
Então Kanacron decidiu invadir o prédio e tirar a mulher de lá ele mesmo! Apanhou um extintor e enfrentou as chamas e a fumaça, conseguindo alcançá-la. Ela estava totalmente apática, sem mostrar qualquer reação com sua chegada e sem mostrar qualquer resistência quando Barker a moveu dali. O que aquela apatia significava? Ela tinha desistido da própria vida? Para Kanacron a sobrevivência é um instinto essencial e aquele comportamento o incomodou profundamente num misto de sentimentos entre raiva e clemência que se chocaram.
Conduzir alguém sem qualquer iniciativa própria para fora das chamas se mostrou um desafio maior ainda. Kanacron foi atingido por uma lufada de fumaça que atingiram seus pulmões de maneira devastadora. Ainda assim ele conseguiu realizar o salvamento. Os dois alcançaram a rua pouco antes dos bombeiros e de Kanacron ver que no andar onde a mulher estava havia sido totalmente consumido por aquele inferno.
Depois de receber os cuidados dos paramédicos, descobriu que a mulher que havia salvo, Cait Snell, estava sob efeito de SLO, uma droga perigosa que estava em moda nas ruas de Cheapside. Kanacron ficou dando apoio para ajudar os bombeiros no que podia. Quando o incêndio havia sido controlado e os bombeiros se preparavam para voltar ao quartel, ouviu bombeiros que eles haviam encontrado engradados de produtos químicos inflamáveis dentro do prédio, o que denunciava a possibilidade do incêndio ter sido criminoso.
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Depois do expediente difícil, Kanacron descansou em seu apartamento. A garganta ainda ardia por conta dos danos sofridos pela fumaça do incêndio em White Heights. Seria uma noite em que ele não poderia usufruir do relaxante fumo venusiano para apagar as mazelas daquele dia.
Não seria uma boa noite.
Na TV, a Rede de Entretenimento da Capitólio dava notícias sobre a guerra: Nathaniel Durand, cardeal da Irmandade, chegava a San Dorado em Marte, para se reunir com os diretores da Capitólio e ratificar a adesão da corporação contra as forças da Legião Escura, ressaltando a importância da união entre as megacorporações e criticando as iniciativas daqueles que ainda teimavam em perseguir objetivos mesquinhos em meio à uma tragédia que ameaçava toda a humanidade. A Irmandade estava cada vez mais se mostrando essencial na virada da maré da guerra contra a Legião Escura, reforçando os exércitos engajados nas batalhas e convencendo a todos de que apenas a ação conjunta entre as corporações conduzirá à vitória.
"A Irmandade estava fazendo a diferença." O pensamento fez Kanacron lembrar das palavras do Sgt. McMurray. "Estou a serviço de uma instituição que quer realmente fazer a diferença na guerra". O que aquilo significava?
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Crônicas Mutantes é uma campanha de RPG baseada no livro Dark Symmetry Campaign, do jogo Mutant Chronicles 3rd Edition, da Modiphius Entertainment.
MWXSNão sei qual o tesão de gente que se dispõem a jogar um RPG já com a intensão prévia de reclamar de qualquer mecânica com que não vá com a cara. Já começam a partida jogando contra o sistema de jogo!
Esses bodes tem muito tempo livre, pra se dispor a jogar uma coisa que não gosta.
MWXS
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Bati um papo sobre alguns sistemas genéricos de RPG lá no podcast Cabanacast, da turma da Cabana do Elfo, de Castanhal/PA. O papo rendeu tanto que foi dividido em duas partes!
Quem quiser conferir a Parte I, onde conversamos sobre GURPS e Savage Worlds, é só seguir esse link! A Parte II ficou para contar o que falamos sobre 3D&T e pode ser ouvida aqui.
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Imagem: Cabana do Elfo |
A Cabana do Elfo é um grupo de entusiastas de jogos de mesa, desde RPGs a jogos de tabuleiro, promovendo encontros e estimulando a comunidade em Castanhal/PA. O trampo dos cabras podem ser vistos no blog, nas redes sociais (como o Instagram) e recentemente, também pelo podcast CabanaCast.
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