terça-feira, 25 de maio de 2021
DIÁRIOS DE CAMPANHA (SOLO): A JORNADA DE LEAH ZIHN #2
terça-feira, 18 de maio de 2021
DIÁRIOS DE CAMPANHA (SOLO): A JORNADA DE LEAH ZIHN #1
sábado, 15 de maio de 2021
DIÁRIOS DE CAMPANHA (SOLO): A JORNADA DE LEAH ZIHN #0
terça-feira, 4 de maio de 2021
PARA BAIXAR: PLANILHA DE AVENTURA EM ATOS
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Ilustração: MWXS |
Saudações joviais, 3d6 leitores!
Daqui sigo por minhas aventuras e desventuras através do RPG solo! Buscando encontrar meu próprio ritmo e estilo, acertos e necessidades durante as partidas rolando.
Enquanto exploro emuladoras de mestre de jogo (AKA "oráculos"), um deles está me agradando bastante: o Conjectural Roleplaying Gamemaster Emulador - CRGE, da Conjecture Games. O documento me oferece respostas através de uma mecânica que força eventos fora do esperado, além de proporcionar uma estrutura básica de como histórias funcionam. É uma ótima ferramenta para jogadores solo e até mesmo para um mestre de jogo num grupo de RPG convencional.
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Imagem: Conjectural Roleplaying Gamemaster Emulator - CRGE |
Entrementes eu conheci outro emulador de mestre de jogo, o famoso Mythic, um dos pioneiros jogos com esse tipo de mecânica. A inspiração para o CRGE é bem óbvia. Lá eu encontrei uma planilha para ser usada durante uma partida... Bem interessante, sabe, aquele tipo de ficha que pode encontrar utilidade até mesmo em outros jogos e eu pensei que poderia usá-la ao invés dos post-its que utilizo ao jogar CRGE.
Então foi isso que fiz. Não necessariamente uma "ficha para CRGE", na verdade acho que encontrei um meio termo usando um pouco de tradução livre com a minha dose de know-how sobre estruturas de histórias, de maneira que um mestre de jogo (solo ou não) pode achar o documento útil.
Criei esta "planilha de aventura em atos" para facilitar ao mestre enxergar mais facilmente os elementos que estão dispostos na aventura, sejam o arco da história, a disposição das cenas e outros recursos narrativos presentes, como motivações, personagens, lugares, eventos, etc.
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Imagem: MWXS |
Separei as células para as anotações de acordo com algumas funcionalidades presentes no CRGE, mas para quem achar interessante usar o documento sem este emulador de mestre como referência (ou usar em conjunto com outro de sua preferência), segue uma explicação básica dos elementos na planilha:
- Trama: notas referentes ao arco geral que acontecerá na aventura, seu enredo e como ele se desenvolve.
- Cenas: anotações sobre cada cena, conforme acontecem na partida de jogo, como as ações se desenrolam e seu desenvolvimento.
- Ganchos: objetivos que movem a história adiante. Ganchos encerrados podem significar o final de uma cena ou até mesmo de uma aventura. Podem representar objetivos coletivos ou individuais dos personagens, de acordo com o seu peso na história.
- Personagens: pode ser interessante fazer uma lista à parte com nomes de personagens para consultas posteriores.
- Outras notas: lugares, eventos, objetos e outros elementos importantes que podem ser úteis em mais de uma cena ou até mesmo através de uma campanha inteira.
Então é isso. Para quem quiser dar uma espiada, pode baixar a planilha neste link AQUI.
Caso alguém esteja querendo usar uma ficha especificamente para os parâmetros encontrados no CRGE (em inglês), pode ficar mais confortável usando essa ficha aqui.
Espero que o material encontre utilidade nos jogos de vocês, porque nos meus tá só o filé! :-D
Bons ventos.
MWXS
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quinta-feira, 29 de abril de 2021
DIÁRIOS DE CAMPANHA: CRÔNICAS HIBORIANAS #02
QUEBRANDO CORRENTES
Partida jogada em 15 de fevereiro de 2020
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Imagem: Robert E. Howard's Conan - Adventures in An Age Undreamed Of |
ANTECEDENTES
A jornada de Kellan para o sul em busca de vingança nas fronteiras aquilonianas mais ao norte acabaram levando-o à prisão. Cativo sob a posse de nobras hiborianos acabou sendo comercializado como escravo. Três meses se passaram, levando-o a terminar na galé de um nobre estígio.
Durante uma bebedeira, M’tanga acabou sendo traído por um rival entre a tripulação do navio do qual fazia parte. Condenado a servir como escravo para um nobre estígio numa galé. Três meses se passaram desde então.
Sob o serviço da nobre aquiloniana Dellia Attus, Papius é um cavaleiro enviado numa missão para libertar um grupo de escravos pertencentes a um nobre estígio rival de Dellia. Entre os cativos existem homens que a nobre aquiloniana pretente usar para estabelecer relações com um navio pirata que atua na região, com o objetivo de financiá-lo para sabotar as atividades mercantis do seu rival.
PERSONAGENS JOGADORES
- Papius Varro, nobre aquiloniano (Mário): a casa de Papius foi exilada quando seu pai liderou uma revolta contra o rei Vilerus. Agora Papius viaja pelo mundo seguindo seus próprios princípios de cavalaria.
- Kellan, bárbaro cimério (Charles): envolvido numa escaramuça entre rebeldes aquilonianos e o exército do Rei Vilerus, Kellan perdeu seu lar e mal sobreviveu a batalha. Agora viaja ao sul em busca de vingança.
- M’tanga Nedja, pirata kushita (Khan): outrora um príncipe, agora um exilado, depois que um irmão reclamou a coroa para si. Na necessidade, M’tanga tornou-se um marujo e então um pirata.
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Imagem: Robert E. Howard's Conan - Adventure in An Age Undreamed Of |
KHEMI, STYGIA
A noite estígia tipicamente quente deu lugar a uma tempestade voraz, como se os eventos daquela noite estivessem atraindo a atenção dos deuses sombrios do sul. Papius, M’tanga e Kellan abriram caminho para fugir da feitoria onde o kushita e o cimério estavam agrilhoados como escravos.
Papius liderava a fuga, responsável pela liberdade do kushita e do cimério. Um incêndio provocado, unido à tempestade providenciam o caos necessário para favorecer a fuga, embora tivesse custado a dispersão do grupo. Encharcados de água e suor, perseguidos por capatazes, cães e trovões, os tr~es conseguiram chegar até o distrito portuário, mas Kellan acabou trazendo consigo seus perseguidores.
Ao se unir a Papius, o cimério derrotaram alguns guardas e M’tanga roubou um barco forte o suficiente para enfrentar a tempestade e empreendessem finalmente a fuga dali.
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Dias depois o grupo estava numa galé pertencente à Dellia Attus. Haviam deixado a tempestade e a maldita costa da Stygia atrás de si, navegando pro norte. M’tanga, Papius e Kellan foram deixados em Asgalun para que encontrassem o navio pirata de M’tanga e estabelecessem um acordo com o capitão, me nome de Dellia.
CONTINUA
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PONTOS DE EXPERIÊNCIA DISTRIBUÍDOS
- Sessão de Jogo: 300 xp
- Total: 300 xp
MWXS
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Imagem: RPG Pará |
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Imagem: RPG Pará |
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terça-feira, 27 de abril de 2021
DIÁRIOS DE CAMPANHA: CRÔNICAS HIBORIANAS #01
A RAINHA DO SUL (PARTE 1)
Partida jogada em 24 de agosto de 2019
PRÓLOGO
Quando a população de uma vila brituniana descobriu que o patriarca de uma próspera família da região integrava uma seita herética, o jovem Vulfgar viu seu lar desabar numa espiral de degeneração. Vivendo como proscritos, tiveram que lidar com uma vida dura de privações, excluídos mesmo entre a ralé da comunidade.
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Imagem: Robert E. Howard's Conan - Adventures in an Age Undreamed Of |
PERSONAGEM JOGADOR
- Vulfgar , brituniano proscrito (Igo): após vivenciar a queda da prosperidade do seu lar, Vulfgar viaja pelas nações ao sul da Britúnia seguindo os rastros da seita demoníaca que possuía ligações com seu pai, relação que causou a perda do prestígio local da sua família.
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Imagem: Robert E. Howard's Conan - Adventures in an Age Undreamed Of |
KORSHEMISH, "A RAINHA DO SUL", CAPITAL DE KOTH
Vulfgar, nobre brituniano que caiu em desgraça depois que foi revelado que o patriarca de sua casa possuía relações com uma seita Stygia. Agora ele viaja cada vez mais ao sul seguindo as pistas dessa seita, responsável pela ruína da vida de seus familiares.
A jornada de Vulfgar acabou levando-o até a rica cidade kothiana de Khorshemish, chamada de “A Rainha do Sul”. Vivendo como um mercenário servindo em caravanas. O brituniano conseguiu descobrir o paradeiro de Armenius, mercador kothiano que realizava negócios com seu pai, ambos envolvidos com a seita estígia que o brituniano estava ao encalço.
Enquanto espionava Armenius, Vulfgar acabou sendo descoberto e o kothiano enviou um grupo de capangas para matá-lo. Vulfgar é perseguido e atacado num distrito cheio becos e vielas. Ele derrotou seus perseguidores e no final teve que enfrentar Aelius, o gunderlandês que servia como guarda costas e braço direito de Armenius.
A luta entre os dois foi árdua, mas acabou num impasse quando os dois se ferem gravemente sem que um vencedor se sobressaísse. Os dois homens recuaram da luta, com Aelius fugindo para fora dos becos e se misturando entre as barracas movimentadas de uma praça mercantil.
Deixando Vulfgar para trás, cheio de assuntos inacabados.
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PONTOS DE EXPERIÊNCIA DISTRIBUÍDOS
- Sessão de jogo: 200 XP
- Total: 200 XP
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Imagem: MWXS |
NOTAS DO MESTRE DE JOGO
Essa partida aconteceu em 2019, na ocasião, depois de um longo, longo tempo, convencido pelo compadre Enivas, em que resolvi voltar à experiência de jogar em locais públicos. Daí vai lá eu comparecer num dos encontros semanais que o grupo RPG Pará realiza na Fundação Cultural do Estado do Pará (antigo Centur).
Para quem tiver curiosidade sobre o jogo, pode conferir o livro básico de Robert E. Howard's Conan: Adventures in an Age Undreamed Of pode ser comprado aqui, ou o quickstart baixado gratuitamente neste link.
MWXS
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quinta-feira, 22 de abril de 2021
DIÁRIOS DE CAMPANHA (SOLO): JORNADA À BERDOLOCK #01
TJONDU
Em minha primeira investida para explorar a famigerada Fortaleza de Berdolock, acompanhei a incursão de Tjondu, um pretensioso patife que atravessou confiante a Floresta de Lyzarbhy para encontrar um guerreiro do caos guardando a entrada da masmorra, que tratou de executar Tjondu ali mesmo. Provavelmente o mundo será um lugar melhor sem um rufião como aquele.
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Imagem: MWXS |
É isso mesmo, a primeira vez que jogo AFdB e não consegui passar do primeiro turno! Hahaha! XD
MWXS
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terça-feira, 20 de abril de 2021
DADOS ESTAMPADOS
Saudações joviais, 3d6 leitores!
Para quem gosta de usar dadinhos com imagens aleatórias (como o Rory Story Cubes) para criar situações inusitadas no RPG, eu acabei de esbarrar com um site interessante com esse recurso, chamado Zero Dice, aqui o link para quem quiser conferir a ferramenta. Além de gerador de imagens aleatórias, a plataforma também oferece resultados de dados, cartas e runas!
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Imagem: Rory's Story Cubes |
Inclusive para quem quiser adquirir um conjunto físico do Rory Story Cubes, é só seguir esse link! Além do set básico a linha também conta com vários conjuntos temáticos.
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Imagem: Rory's Story Cubes |
Googlando eu também descobri que o Rory Story Cubes também está disponível em versão para Android, que pode ser uma ótima opção para quem curte uma ferramenta mais prática para se ter a disposição.
Bons ventos.
MWXS
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quinta-feira, 15 de abril de 2021
FREE COMIC BOOK DAY 2021: TÍTULOS DIVULGADOS
Saudações joviais, 3d6 leitores!
O comitê do evento anual Free Comic Book Day divulgou a lista de títulos que serão disponibilizados (gratuitamente) pelos patrocinadores do evento, que este ano irá ocorrer em novembro e não em maio, como de costume (por motivos de pandemia).
Infelizmente os título estão em inglês mas quem não tiver problema com a barreira do idioma e tiver curiosidade para conferir, pode seguir este link e passar a lista na lista completa.
Entre os títulos, há material da Marvel Comics, Dark Horse, DC Comics, IDW, Boom!, Image Comics, Dynamite, Valiant, Archie Comics, entre outras editoras. Desde material original do universo dos quadrinhos até obras inspiradas em franquias vindas de outras mídias, como The Witcher, Blade Runner, Star Wars, Street Fighter, Life is Strange, etc. Tem até um título baseado em Vampiro a Máscara pela Vault Comics!
O FCBD é um evento anual onde várias editoras oferecem títulos gratuitamente em diversas lojas especializadas, por tanto, um evento presencial com títulos físicos, mas eventualmente vários destes títulos acabam ficando disponíveis também em versão digital (sempre garimpo algo na Amazon ou na DrivethruComics, por exemplo). Pessoalmente acho uma iniciativa muito massa para quem quer ter esse contato com histórias em quadrinhos de forma gratuita.
Eu fico pensando aqui na vontade de fazer algo para participar como fã, quem sabe? Os meses tem passado rápido estes tempos, mas daqui para agosto tem um bom chão.
Bom, é isso! Acho um projeto interessante para passar adiante! Oxalá que algo assim chegasse pelas bandas de Pindorama!
Dúvidas? Sugestões? Só deixar nos comentários! E vamos divulgar o evento entre os amigos que curtem histórias em quadrinhos também!
Bons ventos.
MWXS
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terça-feira, 13 de abril de 2021
ORÁCULO ALEATÓRIO: KARMA E AUGÚRIOS ELEMENTAIS
Aqueles por ventura exploraram o oráculo (siga o link para baixar) que fiz podem ter ficado sem saber do que se trata exatamente alguns dos elementos presentes, com a tabela Karma e a tabela de Augúrios Elementais.
Na ocasião meu objetivo era fazer algo. Seguindo a máxima, "melhor feito do que perfeito". Só pra sentir a vibe do negócio. Eu já estou trabalhando numa atualização e expansão desse oráculo, eventualmente eu vou publicar aqui no blog, mas até lá, vou apresentar o básico da proposta em relação a estas duas tabelas que citei e que são menos intuitivas para interpretar.
Para começar, ambas as tabelas servem para obter respostas sutis e podem ser aplicadas tanto para ações, personagens, lugares e eventos. Elas determinam aspectos gerais que dão pistas para que o jogador adquira inspiração para descrevê-los.
A ideia aqui não é colocar as coisas em caixas, mas usar os exemplos para pegar a essência da ferramenta e com o tempo usar conforme o instinto trouxer para o jogo. Os conceitos apresentados utilizam arquétipos que acho interessante para usar na criação de histórias e podem ser ferramentas úteis em partidas de RPG!
KARMA
Essa tabela serve para aplicar uma lente sobre algum elemento presente. Seja para definir a postura de um personagem, sua maneira de pensar ou mesmo estabelecer um aspecto de alguma característica mais geral.
- Yin: princípio passivo, escuro, noturno, decrescente, sutileza, tristeza, terra, ar, morte, frio, reflexão, etc.
- Yang: princípios ativo, luminoso, diurno, crescente, altivez, alegria, água, fogo, vida, calor, ação, etc.
AUGÚRIOS ELEMENTAIS
Os elementos oferecem esferas que influenciam lugares, personagens ou eventos.
- Trevas: energia negativa, pecados, morte, decadência, etc.
- Terra: material, segurança, riqueza, vigor físico, estabilidade, etc.
- Água: emocional, sentimentos, fluidez, adaptabilidade, etc.
- Ar: intelectual, comunicação, mental, conhecimento, viagem, etc.
- Fogo: espiritual, coragem, força de vontade, ataque, etc.
- Luz: energia positiva, virtudes, vida, cura, etc.
EXEMPLOS
Adiante darei alguns exemplos da aplicação desses oráculos, inclusive usando um sobre o outro para atribuir mais características aos elementos que desejamos definir.
- Reina é uma ladina que está tentando escapar de guardas que estão em seu encalço! Os guardas são pessoas dedicadas ao seu trabalho e não desistirão fácil (Yang).
- Ela conseguiu escapar dos guardas, mas teve que deixar para trás as joias que roubou. Ela lamentou o fracasso depois de tanto esforço, pois seu objetivo era conseguir recursos para ajudar os necessitados na aldeia em que vive (Luz).
- No dia seguinte, ela ouve os rumores sobre o ocorrido, e o quanto o sargento da guarda está engajado em caçá-la e usar a captura da ladina para agradar as figuras influentes da região afim de ganhar prestígio (Terra + Yang).
É isso. Espero que a brincadeira esteja apresentada de maneira satisfatória. Quaisquer dúvidas, sugestões e insights sobre esses oráculos, deixem nos comentários e vamos trocar XP!
Recentemente eu usei esse oráculo para desenvolver uma aventura inteira (inclusive com a personagem que usei nos exemplos acima) e funcionou muito bem!
Em breve apareço novamente com esse material atualizado e também pretendo compartilhar o método que usei para construir uma aventura usando o oráculo!
Bons ventos.
MWXS
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quinta-feira, 8 de abril de 2021
REVISTA JOGADOR SOLO (ABRIL DE 2021)
Saudações joviais, 3d6 leitores!
Saiu mais uma edição da revista Jogador Solo. Feita pelo Tiago Alves, a edição de abril tem matérias com sugestões de aplicativos para usar de ferramentas para sua campanha e dicas de como se inspirar em imagens para criar aventuras, além de outros materiais como tabelas, diários de campanha, etc.
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Imagem: Jogador Solo |
A edição pode ser baixada através desse link.
Bons ventos.
MWXS
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terça-feira, 6 de abril de 2021
RPG EM DEBATE: COMO SE JOGA UM RPG DE BEAT'EM UP?
Saudações joviais, 3d6 leitores!
Domingo-feira passado o Rodrigo Ragabash me convidou para participar em mais um RPG em Debate, desta vez para conversar sobre beat'em up nos RPGs!
Beat'em ups são os clássicos videogames de "briga de rua", também chamados de side scrolling brawlers, muito populares na primeira metade dos anos 90 e consagrados através de jogos como Double Dragon, Final Fight e Streets of Rage!
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Imagem: Rodrigo Ragabash |
O bate-papo contou comigo (intrometido de plantão), com o host Rodrigo Ragabash, com os criadores de jogos José Ricardo Mendes (Beat Boys) e Daniel Sant'anna (Beat'em Up RPG, D+1 Design de Jogos).
O vídeo pode ser visto no Youtube através desse link aqui.
Eu sou suspeito para falar desse estilo tão bom de jogar em modo cooperativo, Streets of Rage foi o primeiro jogo que experimentei numa locadora de videogames... E foram muitas aulas gazeadas jogando tantos outros do gênero! Quando me descobri como retro-gamer (aficionado por jogos antigos) então consegui categorizar melhor ainda essa paixão e até cheguei a desenvolver um RPG que testei num evento do RPG Pará lá por volta de 2011.
Quem sabe eu volte ao arquivo, esquecido no meu HD, e o finalize para jogar nas internets...
É isso. Vejam o vídeo, comentem no post e compartilhem com os amigos, espero que gostem da prosa!
Bons ventos.
MWXS
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