terça-feira, 4 de maio de 2021

PARA BAIXAR: PLANILHA DE AVENTURA EM ATOS

Ilustração: MWXS

 Saudações joviais, 3d6 leitores!

Daqui sigo por minhas aventuras e desventuras através do RPG solo! Buscando encontrar meu próprio ritmo e estilo, acertos e necessidades durante as partidas rolando.

Enquanto exploro emuladoras de mestre de jogo (AKA "oráculos"), um deles está me agradando bastante: o Conjectural Roleplaying Gamemaster Emulador - CRGE, da Conjecture Games. O documento me oferece respostas através de uma mecânica que força eventos fora do esperado, além de proporcionar uma estrutura básica de como histórias funcionam. É uma ótima ferramenta para jogadores solo e até mesmo para um mestre de jogo num grupo de RPG convencional.

Imagem: Conjectural Roleplaying Gamemaster Emulator - CRGE

Entrementes eu conheci outro emulador de mestre de jogo, o famoso Mythic, um dos pioneiros jogos com esse tipo de mecânica. A inspiração para o CRGE é bem óbvia. Lá eu encontrei uma planilha para ser usada durante uma partida... Bem interessante, sabe, aquele tipo de ficha que pode encontrar utilidade até mesmo em outros jogos e eu pensei que poderia usá-la ao invés dos post-its que utilizo ao jogar CRGE.

Então foi isso que fiz. Não necessariamente uma "ficha para CRGE", na verdade acho que encontrei um meio termo usando um pouco de tradução livre com a minha dose de know-how sobre estruturas de histórias, de maneira que um mestre de jogo (solo ou não) pode achar o documento útil.

Criei esta "planilha de aventura em atos" para facilitar ao mestre enxergar mais facilmente os elementos que estão dispostos na aventura, sejam o arco da história, a disposição das cenas e outros recursos narrativos presentes, como motivações, personagens, lugares, eventos, etc.

Imagem: MWXS

Separei as células para as anotações de acordo com algumas funcionalidades presentes no CRGE, mas para quem achar interessante usar o documento sem este emulador de mestre como referência (ou usar em conjunto com outro de sua preferência), segue uma explicação básica dos elementos na planilha:

  • Trama: notas referentes ao arco geral que acontecerá na aventura, seu enredo e como ele se desenvolve.
  • Cenas: anotações sobre cada cena, conforme acontecem na partida de jogo, como as ações se desenrolam e seu desenvolvimento.
  • Ganchos: objetivos que movem a história adiante. Ganchos encerrados podem significar o final de uma cena ou até mesmo de uma aventura. Podem representar objetivos coletivos ou individuais dos personagens, de acordo com o seu peso na história.
  • Personagens: pode ser interessante fazer uma lista à parte com nomes de personagens para consultas posteriores.
  • Outras notas: lugares, eventos, objetos e outros elementos importantes que podem ser úteis em mais de uma cena ou até mesmo através de uma campanha inteira.

Então é isso. Para quem quiser dar uma espiada, pode baixar a planilha neste link AQUI.

Caso alguém esteja querendo usar uma ficha especificamente para os parâmetros encontrados no CRGE (em inglês), pode ficar mais confortável usando essa ficha aqui.

Espero que o material encontre utilidade nos jogos de vocês, porque nos meus tá só o filé! :-D

Bons ventos.

MWXS

>>>

2 comentários:

  1. Material interessante. Ajuda a criar uma aventura preocupando-se apenas com as cenas principais. Como criar um filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem gosta de escrever diários de campanha, também é uma ótima ferramenta para ajudar na hora de recapitular os acontecimentos na partida.

      Excluir