quarta-feira, 28 de agosto de 2019

RPGISTA PIRANGUEIRO - PIRATARIA NÃO DÁ!

Amiguinho, se você quer apoiar um hobby, consuma. Eu sei, é bonitinho posar de engajado na internet, mas consumir — sim, fazer a máquina do capitalismo funcionar para que (veja só a ousadia!) os responsáveis por produzir os materiais que todos nós amamos ler/jogar possam ser recompensados por isso com dinheiro (essa coisa vil que todo mundo vilaniza mas que todo mundo precisa em maior ou menor grau) continuar produzindo! —, consumir é o MÍNIMO que você tem que fazer.

Se você pirateia ou é conivente com pirataria, você está fazendo a coisa errada. Simples assim.

Se você não tem dinheiro, que tal buscar produtos gratuitos? Sim, eles existem. E são muitos! Basta procurar. E você pode seguir apoiando o hobby! Desta vez dando feedback para estes desenvolvedores que disponibilizaram gratuitamente seu trabalho, ainda mais, divulgar este tipo de material pela internet a fora! Este é o "pagamento" por algo grátis na internet. Comente, compartilhe (e faça isso usando um link para a página do autor, não para a sua própria! Aí vemos como são as coisas... Tem "entusiasta do hobby" que pirateia até coisa grátis, tamanho o espírito do porco!).

Inclusive, piratear coisa grátis deixa clara a balela que são os argumentos destes "cruzados" e que não existe interesse real em exaltar o hobby, senão a si mesmos, em sua mediocridade. Porque derruba duas falas comuns entre essa turma: primeiro de que TUDO está caro, e segundo de que eles estão ajudando na divulgação do material.

Se você modera um grupo, não tolere pirataria. Mesmo que você tenha suas próprias opiniões sobre a questão, o grupo deveria ter um mínimo de coerência social para com a atividade que busca incentivar.

Isso serve para MUITA coisa. Jogos (de mesa ou eletrônicos), música, literatura, histórias em quadrinhos, produções audiovisuais, etc.

Um tapinha nas costas e um "força, campeão!" são mesmo que M3RD4 se você não pode ouvir um "bom dia" e já vai passando link para download pirata (sim, existem desses). O hobby e o mercado que o cerca estariam muito mais saudáveis não fossem estes sabotadores hipócritas que gostam de posar de apoiadores engajados na "divulgação" do hobby, passando indevidamente o produto do suor e do tempo dispendidos de outros.

Mas é só o ser humano, para variar, querendo fazer banca de superior em cima da ralação alheia. Aí é mamão com açúcar.

MWXS

>>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário