quinta-feira, 28 de novembro de 2024

24XX: DOCUMENTO DE REFERÊNCIA DO SISTEMA

Saudações joviais, 3d6 leitores!

Seguindo minha iniciativa atual para traduzir alguns Documentos de Referência do Sistema (System Documment Reference - SDR) de RPGs gringos (confira a primeira versão da tradução do SRD de Mark of the Odd aqui), desta vez trago a tradução do 24XX da série de jogos 2400 de Jason Tocci.

Trata-se de um sistema simples, fortemente inspirado em jogos do movimento NSR (New School Revolution, de certa forma um estilo dissidente da OSR, Old School Revival), incentiva a interação com o mundo ficcional antes da evocação de regras e usa o conjunto de seis dados multifacetados que nós RPGistas estamos acostumados a usar. O sistema não faz uso de atributos, as resoluções são feitas através de perícias (as quais os dados são atribuídos) e as jogadas, quando pedidas pelo Mestre de Jogo, definem o grau de sucesso (ou fracasso) de uma ação. Também não há pontos de vida, se o personagem receber um potencialmente fatal, morrerá se não tiver meios de evitá-lo.

O documento tem poucas páginas e a leitura é rápida, oferecendo um conjunto de regras propício para partidas simples de RPG solo ou cooperativo (sem mestre de jogo), ou mesmo para campanhas onde jogadores experientes podem focar na interação com o mundo ficcional (uma das propostas da NSR).

Enfim, o arquivo pode ser baixado gratuitamente através do meu perfil no Itch.io neste link aqui. Como sempre deixo espaço aberto para comentários com sugestões e impressões sobre o material. Esta é uma primeira versão, futuramente devo dar uma segunda demão na edição do documento, então os feedbacks serão muito bem vindos!

Bons ventos!

BLODIA

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