terça-feira, 10 de setembro de 2024

CAIRN: EVASÃO

Saudações joviais, 3d6 leitores!

Atualmente meu hiperfoco tem feito eu mergulhar em conteúdos sobre jogos da OSR (Old School Renaissance) e NSR (New School Revolution), principalmente material voltado para o jogo Cairn. Daí, como se eu já não tenho mais coisas para atravancar o cérebro, fico pensando em como posso contribuir para o jogo, pensando em regras da casa e outras opções mecânicas.

Uma das ideias que me ocorreu foi o desenvolvimento de uma regra sobre Evasão, que adiciona um elemento influenciado pela Destreza do personagem defensor envolvido num combate, mas ainda mantendo a ausência de uma jogada de acerto usada na mecânica do jogo.

Pois bem, como comentei acima, em Cairn não existem jogadas de acerto, o personagem atacante simplesmente faz a jogada de dano diretamente contra o defensor, reduzindo desse valor a Armadura do alvo. A regra de Evasão (ou Esquiva, como queiram chamar) que proponho aqui funciona da seguinte maneira:

Evasão é uma característica alternativa para o jogo Cairn e demais derivados de Into the Odd. Representa a capacidade de esquivar e fintar ataques menos poderosos. O valor de Evasão de um personagem depende da sua pontuação de Destreza:
  • Evasão 1 para personagens com Destreza entre 13–15;
  • Evasão 2 para personagens com Destreza entre 16–17;
  • Evasão 3 (valor máximo) para personagens com Destreza 18 ou mais.
Ao jogar os dados de dano, se o jogador atacante não conseguir um valor superior à Evasão do alvo, o dano será totalmente evitado.

Para ataques explosivos a evasão fará o personagem defensor evitar metade do dano, podendo ser reduzido a zero, se houverem testes de salvaguardas aplicáveis à situação. No entanto, se o ataque pedir para que o alvo faça uma jogada de salvaguarda de Destreza ANTES da jogada de dano, a Evasão não irá ser considerada posteriormente.

A seguir deixo duas opções alternativas para a aplicação da Evasão que o grupo pode considerar mais interessante, limitando sua atuação:
  1. Evasão só funcionará contra ataques à distância;
  2. Normalmente os índices de Evasão e de Armadura não irão interferir na aplicação um do outro. Nesta opção, quando se tratarem do uso de armaduras pelos personagens, os pontos de Armadura significarão redutores para a Evasão.
Então é isso. Foi uma brincadeira interessante e estou realmente empolgado sobre o jogo e até namoro a ideia de desenvolver meu próprio hack de Cairn/Into the Odd. Espero que o maldito TDAH não me faça perder o gás tão cedo, jogando outra coisa na minha cara para eu atentar o hiperfoco, hehehe!

Sugestões? Dúvidas? Curiosidades? Comentem e compartilhem, por favor!

PS: o Documento de Referência do Sistema Cairn está traduzido para o português brasileira e disponível gratuitamente neste link aqui!

Bons ventos.

MWXS

>>>

2 comentários:

  1. Salve aventureiro, estou atualmente traduzindo o BDP https://dicegoblingames.itch.io/block-dodge-parry

    Ele tem regras para Bloquear, Esquivar e Aparar.

    Vale a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, massa, tô ciente do BDP, inclusive pretendo usar nas minhas partidas, é uma ótima adição mecânica ao Cairn!
      No caso de Evasão, eu pensei em algo mais passivo, como uma movimentação natural do personagem durante um combate. Totalmente integrável a BDP!

      Excluir