segunda-feira, 28 de julho de 2025

Notas aleatórias: Daggerheart em Pt-BR e quais são os limites da tradução?

Inicialmente, eu que tinha passado duas vezes na fila do trem do hype, perdi completamente a empolgação depois de ter notícias sobre como anda o processo de tradução do jogo Daggerheart... 

Tenho muito respeito pelo trabalho autoral do profissional de tradução, mas sinto que existe uma corrente no cenário editorial nacional (de ficção fantástica e RPG) em que "causar" parece estar acima de apresentar um trabalho competente.

Pelo andar da carruagem o produto vai ser entregue com o mesmo nível de qualidade aplicado na localização de Candela Obscura: uma tradução burocrática e sem inspiração.

O que é uma pena, eu realmente estava animado.

Não mais.

MWXS

>>>

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Notas aleatórias: Gygaxistas

Ler OD&D parece ser a versão RPGista da leitura de "O Capital".

Você bate cabeça para entender qualquer coisa na primeira vez, mas quanto mais vezes lê, consegue entender um pouquinho mais do que da vez anterior.

Também tem um monte de "especialistas" sobre o livro, cada um entendendo uma coisa diferente e passando adiante assim, do jeito que entendeu. O que geralmente apresenta diferenças em níveis variados em relação ao que está realmente escrito.

MWXS

>>>

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Dédalos e Dragões: caiu, morreu?

Saudações joviais, 3d6 leitores!

Atualmente estou explorando o que a OSR e o OD&D tem a oferecer, principalmente sobre a abordagem "encontre o seu próprio jeito de jogar" e estou procurando os elementos mecânicos e narrativos que me agradam para desenvolver o meu conjunto de regras caseiro.

Uma mecânica que costuma variar e encontrar suas variantes é sobre o que acontece quando um personagem tem seus últimos pontos de vida perdidos... Ficará desacordado? Fará um teste para verificar se consegue sobreviver? Ou irá direto desta para melhor, sem choro por parte do jogador?

Segue abaixo a abordagem que pretendo usar e testar nas minhas sessões de jogo:

PERSONAGEM INCAPACITADO

Um personagem que perde todos os seus PV, ficando EXATAMENTE com zero pontos de vida, estará incapacitado e só voltará a consciência quando conseguir recuperar 1 PV.

Qualquer valor de PV abaixo de zero significa que o personagem morreu.

>>>

É isso. Simples assim.

Pessoalmente eu gosto bastante de mecânicas relacionadas á cicatrizes, características que marcam um personagem depois que ele sobreviveu ao lidar com situações de vida ou morte, então pretendo desenvolver algo a partir desse ponto, para usar quando a condição incapacitado surgir em jogo.

Bons ventos.

MWXS

>>>

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Notas aleatórias: mazelas do mestre

O mestre de jogo pode ser o soberano incontestável de universos inteiros, mas nunca será o mestre da sua própria vida...

BLODIA

>>>

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Notas aleatórias: antes solo do que nunca

Não dá para negar o impacto da agenda do mundo adulto sobre o "bora marcar" na comunidade de jogos de mesa. São nestas ocasiões em que a modalidade solo brilha, pois nos ajuda a manter os dados rolando até que os planetas as agendas da party se alinhem.

Ralado é ter que lidar com bode que parece acreditar que quem joga solo está envolvido numa grande conspiração secreta engajada em destruir o bom e velho grupo de jogo tradicional! XD 

Eitcha lelê.

MWXS

>>>

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Notas aleatórias: TMNT TBT

Muitas obras na cultura pop acabam ficando datadas, mesmo entre clássicos que ocasionalmente conseguem um revival. Porém, reparando aqui, achei curioso como desde quando foram criadas, as Tartarugas Ninja até hoje sempre acharam seu lugar em cada geração que surge.

MWXS

>>>